quinta-feira, 28 de outubro de 2010

SUBSÌDIO DO GOVERNO CIVIL

Dois mil duzentos e vinte e cinco euros, foi o valor do subsídio atribuído pelo Governo Civil à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penacova, destinado à aquisição de equipamento para as actividades operacionais.
O protocolo foi assinado ontem pelo Presidente da Direcção, em cerimónia a que assistiu o Secretário de Estado da Protecção Civil. Na ocasião, este responsável,  teve oportunidade de informar que, para além das candidaturas para obras nos Quartéis, o QREN vai também abrir a possibilidade de financiar a aquisição de Veículos de Socorro.
Refira-se, a este propósito, que a AHBV de Penacova, tem já aprovada uma candidatura para  remodelação das suas instalações, cujas obras irão ter inicio muito em breve.
Antes da cerimónia de assinatura dos protocolos, o Secretário de Estado Vasco Franco, reuniu com os Comandantes dos Corpos de Bombeiros para analisar a problemática dos incêndios florestais no Verão de 2010.
Duarnte a reunião, o Comandante dos BV de Penacova para além de explicar o desenvolvimento do incêndio que teve inicio na Livraria do Mondego, num local de declive muito acentuado que não permite uma primeira intervenção eficaz, alertou ainda para o problema da prevenção estrutural da floresta, e para a necessidade de dar cumprimento às prioridades que são elencadas nos Planos Municipais e Distritais de Defesa da Floresta contra Incêndios, que até agora não têm passado do papel, sobretudo no que diz respeito à prevenção, ordenamento e limpeza. 
O Comandante António Simões teve ainda oportunidade para referir o diagnóstico social das nossas aldeias, que se caracteriza por uma população residente cada vez mais envelhecida e por localidades cada mais desertificadas. Este fenómeno, contribui decisivamente para o abandono e degradação da floresta, tornando-a pasto fácil para os incêndios florestais.
O Sr. Secretário de Estado, a este propósito, reafirmou a vontade do Governo nesta matéria e o envolvimento de várias Secretarias de Estado para minimizar o problema.