sexta-feira, 4 de abril de 2014

ÉPOCA OFICIAL DA LAMPREIA


Está quase a terminar a época oficial da Lampreia. Não sei se foi apenas impressão minha, mas parece-me que este ano não tivemos os milhares de visitantes que habitualmente víamos em Penacova por esta época.
Será da tão propalada crise,  será do cansaço provocado pela rotina do acontecimento que, ao fim de mais de uma década, ainda tem pouco de inovador, (precisava talvez de qualquer coisa diferente e de qualidade superior, de inovação, imaginação e criatividade de topo), ou será pelo relaltivo isolamento a que Penacova e alguns restaurantes ficaram votados com o encerramento da Estrada Municipal 235, ao Largo D. Amélia e da Nacional 110, na Foz do Caneiro.?
Certamente nunca chegaremos a conhecer a verdadeira razão, uma vez que será pelo conjunto destas circunstâncias, mas a ausência dos habituais acessos e a falta de solução atempada para estes constrangimentos, terão tido efeitos negativos nos restaurantes e na micro-economia local.
Num ano em que o saboroso ciclóstomo teve todas as oportunidades para chegar a Penacova, com a abundância de água e a abertura do “caminho” do açude de Coimbra, foram os potenciais apreciadores que tiveram mais dificuldade em cá chegar.