segunda-feira, 25 de agosto de 2014

SOLIDARIEDADE PERMANENTE – CADA CIDADÃO UM SÓCIO

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penacova poderá vir ser a Associação com mais sócios do distrito ou do País e tornar-se pioneira num exemplo de solidariedade permanente.
Vem isto a propósito dos banhos públicos gelados, ou como a campanha é conhecida em inglês do “ice bucket challenge”, que tem como objetivo angariar dinheiro em favor da Associação ALS, que quer ajudar os pacientes e a comunidade cientifica no combate da doença neurodegenerativa chamada esclerose lateral amiotrófica.
Esta aparente brincadeira tornou-se rapidamente num verdadeiro fenómeno mediático, invadiu as redes socias e muita gente anónima, mas também inúmeras figuras públicas vão aderindo e desafiando outros a fazer o mesmo, numa espécie de jogo que se multiplica e multiplica também os euros que já atingiram, segundo as noticias, perto de 24 milhões.
Mas este fenómeno, ao que parece, não se fica por aqui e por esta Associação Norte Americana ALS. No último Sábado, surgiu no Quartel dos Bombeiros de Penacova, uma cidadã do nosso concelho que foi desafiada a tirar uma fotografia junto a uma das viaturas dos Bombeiros, a efetuar um donativo e a nomear/convocar outras três pessoas a fazerem o mesmo.
Nada tenho contra as iniciativas que visem contribuir para qualquer causa pública de interesse coletivo, e não tenho dúvidas que as pessoas aderentes fazem-no sempre com a melhor das intenções, com o seu pensamento focado na instituição que merece o seu reconhecimento e com o coração pleno de generosidade. O humanismo, o altruísmo e a disponibilidade de ajudar ou minimizar o sofrimento alheio são consensuais.
O que quero dizer é que às vezes parece que são modas. Modas que se traduzem numa generosidade episódica, e que embora tenham o seu mérito e pontualmente sirvam de ajuda e até de mola impulsionadora para outros projetos, acabam por se esfumar no tempo e no contexto das necessidades e dos compromissos permanentes, constantes e diários das Instituições/Associações.
Numa conjuntura cada vez mais exigente e carregada de obrigações, que não podem nem devem deixar de ser satisfeitas, numa Associação com uma média de 150 emergências mensais na área da saúde, com os acidentes rodoviários que todos conhecemos, com o combate aos incêndios das mais diferentes naturezas, com uma panópila sem fim de serviços e de solicitações diversas, a toda e a qualquer hora do dia, torna-se cada vez mais importante que o trabalho voluntário de cada um dos seus dirigentes esteja devidamente alicerçado num conjunto de regras e de receitas fixas, que não ao sabor de qualquer episódio pontual de solidariedade, por mais importante que seja.
Podemos, e julgo que devemos todos, os que quiserem, aderir a esta iniciativa, mas o desafio ou a convocatória que aqui deixamos, a todos os cidadãos, é que se inscrevam como sócios da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penacova. Isto sim constituiria não apenas uma receita permanente, de um euro por mês e por cidadão, mas também uma ligação, uma parceria e uma partilha de serviços e, sobretudo de valores, entre o cidadão e a Instituição do seu concelho.
Os Nossos Bombeiros, pelo seu trabalho e dedicação, granjearam o reconhecimento público muito para além das fronteiras do nosso município, a Nossa Associação é reconhecida pelos seus valores e pelos serviços que presta. Então façamos Dela a Associação de Bombeiros com mais associados do distrito de Coimbra ou de Portugal. Este é um desafio para todos nós, mas pode bem ser um desígnio de todos os Penacovenses e, certamente por esta via, colocaríamos também Penacova no topo da agenda mediática e da solidariedade permanente.

António Simões