sábado, 18 de abril de 2009

Exercício "Mondego 2009"

EXERCÍCIO “Mondego 2009”

A ponte de Penacova que liga as estradas n.º2 e 110, foi o cenário escolhido pelos Bombeiros de Penacova, para um exercício que tem como objectivos treinar, em contexto real, a capacidade de intervenção conjunta, das Equipas de Salvamento e Resgate em Grande Ângulo, de Intervenção em Meio Aquático, de Salvamento e Desencarceramento e de Emergência Pré-Hospitalar, de exercitar o comando e controlo e a gestão dos meios disponíveis para acções de resposta a um incidente com multivitimas e também de manter os padrões de motivação do Pessoal, e os seus níveis de confiança e de auto – estima elevados.
Todo o simulacro, que se realiza a partir das 10h.00 do dia 19, tem como pano de fundo um acidente rodoviário, com duas viaturas projectadas para o leito do rio. Uma das viaturas, cai mesmo dentro de água a uma profundidade de cerca de 4 metros. A outra fica na encosta, em local de difícil acesso.
O cenário real, faz parte de toda a “paisagem” do concelho de Penacova com diversas pontes que atravessam os rios Mondego e Alva, com escarpas alcantiladas sobranceiras aos cursos de água e que têm, em todo o concelho, uma acentuada cumplicidade com os traçados rodoviários. Esta cumplicidade é potenciadora de acidentes graves e complexos, como aliás têm existido, e os Bombeiros têm que estar preparados para todas as eventualidades.