domingo, 19 de abril de 2009

EXERCÍCIO "Mondego 2009"

No “Guião” do Simulacro que hoje mobilizou meia centena de Bombeiros do CBV de Penacova e três de V.N.Poiares, podia ler-se “O exercício será igualmente cancelado, no todo ou em parte, perante a ocorrência de uma situação real que inviabilize a continuação do mesmo.”
Foi isto mesmo que aconteceu, o Comandante deu ordens precisas para cancelar parte do exercício, devido à ocorrência de um acidente rodoviário, na localidade de Gavinhos, Figueira de Lorvão. Deste acidente, um choque frontal entre duas viaturas, resultaram 5 feridos entre os quais duas crianças. Assistidas no local pelos Bombeiros e por uma Equipa do INEM, os feridos foram depois transportados aos HUC e Hospital Pediátrico.
Entretanto no rio Mondego prosseguia o exercício “Mondego 2009”, apenas naquilo que dizia respeito à Equipa de Intervenção em Meio Aquático, apoiada por alguns elementos da Equipa de Salvamento e Resgate em Grande Ângulo.
O exercício consistia em resgatar uma vítima que se encontrava dentro de uma viatura submersa num local com uma profundidade de cerca de 4 metros.
Apesar dos condicionalismos em exercícios desta natureza, os objectivos foram perfeitamente alcançados, tendo em conta que o que se pretende é o treino, a rotina de procedimentos e a preparação do Pessoal e do equipamento.