segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

81.º ANIVERSÁRIO

Foi há 81 anos, exactamente no dia 24 de Fevereiro de 1930, que um Grupo de ilustres Penacovenses, sentiu necessidade de criar uma estrutura preparada para os proteger, e para acautelar os bens e os haveres das gentes do concelho.
Inicialmente vocacionada apenas para o combate aos incêndios, sobretudo nas habitações, à época mais vulneráveis devido à construção em madeira, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penacova, cresceu ao ritmo da sociedade em que se insere e foi naturalmente acompanhando as novas necessidades dos cidadãos, ao nível da emergência pré-hospitalar, do transporte de doentes, dos socorros a náufragos, e nas mais diversas valências que, nas sociedades modernas, têm implicações na qualidade de vida dos cidadãos.
Manter um Corpo de Bombeiros preparado para proteger os cidadãos, preservar os seus bens e os seus haveres e transmitir a sensação de segurança e de conforto à população, continua a ser o grande objectivo da Associação que no próximo dia 24 está de parabéns.
Mas de parabéns está também o concelho de Penacova e as suas gentes, que têm sabido ao longo dos tempos acarinhar, ajudar e sobretudo respeitar o trabalho de muitas mulheres e homens, filhos desta Terra, que voluntariamente quiseram, querem e a hão-de querer sempre servir.
Neste momento de comemoração de mais um aniversário, e de evocação da memória de todos os seus fundadores, dirigentes, bombeiros e sócios, queremos reafirmar o nossa vontade e o nosso continuo empenhamento em levar, até ao limite daquilo que é humanamente possível, o propósito de fazer o melhor que sabemos e o melhor que julgamos ser sempre, o superior interesse dos nossos concidadãos.
Para assinalar a data, preparámos para estes dias um pequeno programa totalmente aberto à população.

DIA 24 – Quinta-feira
8h30 – Hastear da Bandeira da Associação
9h.00 – Quartel Aberto à população, com visitas guiadas e demonstração de equipamento

DIA 25 – Sexta-feira
9h.00 – Quartel Aberto à população
10h.30 – Simulacro na Escola Básica de S. Pedro de Alva
20h.30 – Formatura Geral
21h.00 – Acção formativa

• Abordagem às vítimas de AVC e Enfarte Agudo do Miocárdio
  Jaime Pereirinha, Enfermeiro no Centro de VN Poiares, oficial Bombeiro de 2.ª  no CBV de  Penacova
 Tiago Flórido, Enfermeiro nos HUC, Bombeiro de 2.ª Classe do CBV de Penacova
 Tiago Costa, Enfermeiro nos HUC, Mestrado em Sociopsicologia da Saúde, Bombeiro de 3.ª classe no CBV de Penacova
 Sara Delgado, Cardiopneumologista – Mestranda de Especialização em Arritmologia Aplicada, Bombeira de 3.ª Classe do CBV de Penacova.

• Parto Iminente
 Rui Artur Coimbra, médico na maternidade Daniel de Matos.