segunda-feira, 18 de abril de 2011

OPERAÇÃO “UNHAIS 2010”

O despiste de uma viatura, a queda para um vale profundo, uma vitima encarcerada, e outras duas projectadas pela ravina a mais de 50 metros de distância do acesso mais próximo, nas escarpas do Rio Unhais, que ladeiam a Barragem de St.ª Luzia, no concelho de Pampilhosa da Serra.
Este era o cenário do exercício “Operação Unhais 2010”, desenhado para testar e treinar as Equipas de Salvamento e Resgate de Pampilhosa da Serra, recentemente constituída, de Oliveira do Hospital e Penacova.
Ao fundo podia ver-se a povoação do Vale Grande, cujo nome é bem ilustrativo de toda a envolvente do local. Na verdade, era tarefa quase impossível encontrar cenário onde se pudesse desenvolver um exercício desta natureza com um grau de dificuldade tão elevado.
As imagens revelam bem a dureza e o grau de complexidade, mas revelam também a destreza e o profissionalismo das Mulheres e Homens envolvidos.
Uma palavra de apreço para a Associação dos Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra e para a sua Equipa de Salvamento em Grande Ângulo, que foi apadrinhada pelas de Oliveira do Hospital e de Penacova, para os Bombeiros de Góis que colaboraram com uma Ambulância e para a GNR que colaborou na regularização do trânsito e para o CDOS de Coimbra que organizou este exercício.