terça-feira, 22 de novembro de 2011

INCÊNDIOS URBANOS

Os Bombeiros de Penacova foram ontem chamados para incêndios em duas habitações.
O primeiro, à tarde, pouco antes das 17h.00, na localidade de Telhado, Figueira de Lorvão, teve início na chaminé da lareira. Ao início da noite cerca das 20h30, uma outra chaminé, desta vez em Monte Redondo, também freguesia de Figueira de Lorvão, obrigou à mobilização dos Bombeiros.
Para este último, os Bombeiros fizeram deslocar quatro veículos, uma vez que o pedido de socorro dava conta de uma casa totalmente a arder. Quando chegaram ao local verificaram que afinal era apenas a lareira.
O número de incêndios provocados pelas lareiras, tem vindo a aumentar, apesar dos muitos avisos e acções de sensibilização que temos feito, com o objectivo de sensibilizar as pessoas para a necessidade de limpar as chaminés e evitar fazer fogueiras de grandes dimensões.
Também a forma de actuação, na maioria dos casos, poderia evitar prejuízos maiores. A precipitação e o pânico, não são seguramente os melhores conselheiros. Quando a chaminé começa a arder, por vezes basta retirar a lenha, o fogo diminui de intensidade e depois mais facilmente se extingue.