A manhã acordou cinzenta, contrastando com a alegria que transparecia no rosto dos cerca de 100 pescadores que logo pela 7h.30, bateram à porta do quartel para proceder à inscrição do que seria um dia diferente.
O sol, escondido lá no alto das nuvens, acabou por marcar presença e aumentou o colorido da Pista de Pesca de Penacova, onde o pitoresco da paisagem, marcada pelo fim das pigmentações de Outono, se confundia com as cores dos chapéus e dos apetrechos, mais ou menos sofisticados, que adornavam a margem do rio.
Aqui e ali, os ruídos silenciosos do bramir das canas, parecem exalar perfumes emanados do azul das águas, para onde a perícia das mãos frias dos pescadores lançam, de forma repetida, bolas de engodo, cujo impacto lhes embala as pupilas, e nem mesmo os bandos de patos, que sobrevoam o céu, lhes retira os olhos do rio, para que não deixem escapar o mais pequeno toque.
Ali, tão perto e tão longe, o azul do céu continuava moldado por nuvens mais ou menos cinzentas, por onde alguns raios do astro rei insistem em passar, animando as Mulheres e Homens, que pela XVII vez quiseram contribuir para esta espectacular moldura humana, irmanada numa cumplicidade de sentimentos, onde a competição se confundia com solidariedade.
Passada a perfeição e a beleza destes momentos, para a história deste XVII Convívio de Pesca Desportiva, ficam os vencedores, o absoluto, aquele que mais pescou, o Paulo Santos de VN de Poiares, que levou para casa um Relógio de pulso, oferta da Câmara Municipal de Penacova, e ainda o direito a uma dormida nos Moinhos de Vento do Complexo Turístico da Serra de Atalhada.
Os vencedores de cada um dos Sectores tiveram também como prémio uma dormida no mesmo local, patrocinadas pelo próprio empreendimento, pelas Juntas de freguesia de Friúmes e de Travanca do Mondego e pela Quinta Nora.
Também os segundos classificados em cada um dos sectores, tiveram como prémio um almoço para 2 pessoas nos restaurantes o Cortiço, Pedra do Moinho, O Côta, e a Churrasqueira Padaria do Largo em Espinheira.
O Mortágua colocou as suas duas equipas nos dois primeiros lugares, ficando em terceiro o Clube de Pesca de Penacova.
Todos os outros pescadores e pescadoras levaram taças e troféus, oferecidas por muitos patrocinadores a quem agradecemos.