segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

FREGUESIA DE SAZES VOLTA A MOBILIZAR-SE PARA APOIO AOS BOMBEIROS

Pelo segundo ano consecutivo, um grupo de cidadãos da Freguesia de Sazes, apoiados pela respectiva Junta de Freguesia, e pelo seu Presidente, sempre na linha da frente, mobilizou-se, de forma espontânea, para cumprir a tradição ancestral de “O Cantar dos Reis” nas localidades da freguesia, em favor da Associação dos Bombeiros Voluntários do seu concelho.
O “Cantar dos Reis”é um hábito muito antigo, que começa a cair em desuso, e que consistia no entoar de canções tradicionais e quadras alusivas à vida de Jesus. Este costume realiza-se normalmente entre os dias 5 e 20 de Janeiro e, para além do convívio entre as famílias e o visitar das casas das aldeias, tem implícita a recolha de ofertas.
É bom recordar que antigamente, e ainda hoje em algumas das nossas aldeias, estas oferendas não eram apenas monetárias, e, em época de matança do porco, oferecer fumeiro era um acto normal e quase obrigatório.
O Cantar os Reis, evocando a adoração ao Menino Jesus, é uma tradição que a Freguesia de Sazes quer continuar a manter, como se pode ver através deste exemplo de generosidade e de altruísmo, que os Bombeiros registam e agradecem.
Este fim-de-semana, foram percorridas as povoações de Sazes, Midões e Espinheira e a “caminhada” irá continuar no próximo Sábado na localidade de Palheiros.
Num ano particularmente difícil, tudo o que for angariado será para adquirir fardamento e equipamento operacional para servir os cidadãos.
Refira-se, aliás, que ao mesmo tempo que se cantavam os Reis, o Quartel dos Bombeiros não parava e em pouco tempo os operacionais, que voluntariamente asseguram o serviço ao Domingo, tiveram que acorrer a nove situações de emergência.