sábado, 22 de dezembro de 2012

MENSAGEM DE BOAS FESTAS


Caras e Caros Bombeiros,

Após cada ano que passa, torna-se mais difícil encontrar, na minha imaginação, as palavras certas para descrever o Vosso trabalho, o Vosso empenhamento, o Vosso espírito de sacrifício e a Vossa superior capacidade para levar por diante esta tarefa gigantesca de, voluntariamente, dar aos Penacovenses a sensação de segurança a que todo o cidadão aspira e merece.
Socorro-me, por isso, das palavras que vos escrevi a terminar a mensagem do ano passado. Escrevi à precisamente um ano “Para o ano de 2012, as incertezas sobre o futuro serão as mesmas de sempre. Aquilo que nos espera nem sempre é previsível. É mesmo esta característica da imprevisibilidade, que torna a nossa actividade porventura mais aliciante, mais motivadora e atractiva. O ano de 2012 irá concerteza trazer algumas mudanças ao nível organizacional…mas saberemos todos encontrar o melhor denominador comum, que nos permita, com serenidade, continuar a enfrentar os desafios.”
Estas são as palavras que podem ser repetidas ano após ano, para que possamos, apesar das muitas dificuldades, encontrar efetivamente o melhor denominador comum, não apenas para o funcionamento da nossa “Casa”, mas sobretudo para as pessoas que olham para cada uma e para cada um de Vós, como o exemplo de virtudes e de cidadania, e tantas e tantas vezes como a única tábua de salvação que cai do céu para as ajudar.
Tenho a certeza que assim é. Confesso-vos, que às vezes tenho até dificuldade em encontrar a forma certa de partilhar convosco o profundo sentimento que sinto, quando sou abordado por muitos cidadãos, que me dão conta da eficácia dos Vossos serviços e da forma como estão agradecidos aos Bombeiros.
É certo, que também há uma ou outra excepção, que é sempre importante corrigir, mas a generalidade dos Penacovenses e de tantos cidadãos do mundo, que cruzam as nossas estradas, ficam-vos eternamente gratos.
No atual contexto social em que vivemos, num tempo quase sem esperança, mais do que as palavras, esta é porventura a melhor forma de celebrar o Natal. Sentir que somos úteis a uma boa parte da sociedade, e que somos muitas vezes o ressurgimento de um novo mundo, sobretudo para as pessoas tristes e doentes, sem perspectiva de um futuro melhor.
O ano de 2012, foi efectivamente marcado por muitas incertezas e dificuldades, mas soubemos sempre estar no momento certo, no sítio próprio e no lugar exacto, com a capacidade de intervenção necessária e adequada às diversas circunstâncias.
Nestes últimos dias aprendemos todos, que nunca devemos ou podemos desistir. No Casal de St.º Amaro um Homem de 86 anos resistiu ao frio intenso, e apareceu com vida quando já ninguém acreditava. Um Companheiro nosso do CBV de Sabugal, foi revertido numa situação de paragem cardiorrespiratória, ao fim de 45 minutos, quando já poucos acreditavam que tal fosse possível. Devemos ser assim em tudo na vida e nos Bombeiros em particular. A palavra desistir não deve nem pode fazer parte do Nosso vocabulário.
É com este pensamento que, em meu nome, do Sr. 2.º Comandante e da Sr.ª Adjunto de Comando, desejo a cada uma e a cada um de VÓS, Bombeiros e Elementos da Fanfarra e aos Vossos familiares, que convosco partilham as dificuldades desta vida,  o Natal e o ano de 2013 mais feliz do mundo, com Saúde, com Alegria e com a Paz de espírito e de consciência tão necessária para percorrer os difíceis caminhos que vamos tendo pela frente, na certeza de que enquanto houver um sorriso de simpatia, uma palavra de carinho e um pequeno gesto de amor, sempre, mas sempre, existirá Natal.
Um bom ano de 2013.
Cmdt. António Simões