quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

PREVISÃO DE CHUVA, VENTO E AGITAÇÃO MARITIMA

Prevê-se para o final do dia de hoje e para amanhã Sexta-feira, a ocorrência de períodos de chuva, por vezes forte e persistente, acompanhada de vento de intensidade forte a muito forte com rajadas que podem atingir entre 90 e 120 Km/hora.
Com a previsão destas condições meteorológicas é expectável:
• Piso rodoviário escorregadio, coma formação de lençóis de água, em particular na nossa região e no IP3, onde são muito frequentes;
• Possibilidades de cheias rápidas em meios urbanos, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem;
• Possibilidades de inundações e desabamentos de terras ou estruturas.

Face a este cenário, aconselha-se:
• O maior cuidado, sobretudo no exercício da condução, evitando velocidades excessivas, em especial nas estradas onde é frequente a formação de lençóis de água.
• A desobstrução dos sistemas de escoamento de águas pluviais, bem como a fixação adequada de estruturas soltas ou suspensas, susceptíveis de serem arrastadas pela água ou transportadas pela força do vento.

Os Bombeiros Voluntários de Penacova, acompanharão o evoluir da situação, em disponibilidade permanente, para acorrer às eventuais solicitações dos cidadãos.