quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

AGRADECIMENTO

Publica-se,  com o devido consentimento, e a seu pedido, uma carta enviada pelo Dr. Alípio Ribeiro, residente em Casal de St.º Amaro. Apesar de não trabalharmos para receber qualquer tipo de agradecimento, não podemos deixar de registar este gesto e desejar ao Dr. Alípio Ribeiro e aos seus familiares, um rápido e completo restabelecimento do seu Pai.

Ex.mo Senhor
Comandante dos Bombeiros Voluntários de Penacova
Quinta de Santo António
3360-191 PENACOVA



Como é do conhecimento de V. Exª, na tarde do dia 27/11/2012 o meu pai ausentou-se da sua residência e, devido ao seu estado de saúde, perdeu a orientação, não conseguindo regressar a casa pelos seus próprios meios. A angústia que se seguiu, na sua procura incessante, nos terrenos, na mata, nos escombros, nos poços, nos silvados e ribeiras, prolongou-se pela tarde e noite dentro (noite tenebrosa, gélida), sem qualquer sucesso, numa ansiedade crescente até ao meio dia do dia seguinte, partilhada por V. Exª e pelos incansáveis HOMENS que comanda. Com propriedade reconhecidos como SOLDADOS DA PAZ. Não encontro palavras nem forma de agradecer tão grande solidariedade e empenho, num contexto como este, em que se tem a certeza de que o nosso pai está perdido, algures, mas sem se saber onde, porém com a certeza de que corre risco iminente de vida, atendendo à idade, ao estado de saúde, à noite húmida e gelada (cerca de 4 ou 5 graus negativos) que agudizou ainda mais o nosso estado de espírito e o pessimismo acerca do desfecho dos acontecimentos.
É consabido que, pessoalmente, os bombeiros não esperam agradecimentos, nem qualquer compensação monetária, pela sua benemérita acção. Não tendo preço, eu sei que basta ao BOMBEIRO o reconforto da alma, obtido pela entrega voluntariosa aos outros e ao BEM FAZER em prol da HUMANIDADE, na tentativa de esbater o mais possível o sofrimento alheio. Só alguns (muito poucos) tem o grato privilégio se sentir tal coisa, especialmente na forma como o sente quase diariamente o verdadeiro BOMBEIRO VOLUNTÁRIO. Ninguém exprimirá melhor o que quero dizer, sem verdadeiramente o conseguir fazer, do que três palavras mágicas que definem o lema do BOMBEIRO:
“VIDA POR VIDA!”
Dito isto, com muita humildade e respeito, quero dirigir-me a V. Exª, Senhor Comandante, e a todas as BOMBEIRAS E BOMBEIROS, que naquela noite participaram nas buscas do meu pai e partilharam a angústia da família, o nosso reconhecido OBRIGADO.
O espírito que vos anima É FANTÁSTICO, A VOSSA DEDICAÇÃO TEM UMA FORÇA MÁGICA. NESTES TEMPOS TÃO DIFÍCEIS PARA TODOS, DESEJO MUITO QUE CONTINUEM ASSIM, PARA QUE POSSAMOS TER UMA SOCIEDADE MENOS EGOISTA E MAIS SOLIDÁRIA. CREIO SINCERAMENTE QUE O VOSSO EXEMPLO NUNCA FOI NEM SERÁ EM VÃO E POR ISSO TENTAREI REPLICAR O QUE SEMPRE APRENDI COM OS BOMBEIROS. ORGULHO-ME MUITO DE TODOS VÓS!
Para que se saiba, registo também aqui que o meu espírito continuará sempre convosco,, de forma inequívoca e cada vez mais reforçada. É TAMBÉM MEU O LEMA QUE VOS ANIMA: “VIDA POR VIDA”! PORQUE SÓ ISSO DÁ SENTIDO À NOSSA EXISTÊNCIA. POR ESSA RAZÃO PODEM CONTAR SEMPRE COMIGO, AINDA QUE OS MEUS PRÉSTIMOS POSSAM SER PARCOS E HUMILDES.
FELIZ NATAL PARA TODOS.
Os meus cumprimentos
Alípio Fernandes Bispo Ribeiro.