sexta-feira, 1 de março de 2013

1 DE MARÇO – DIA DA PROTEÇÃO CIVIL*

Assinala-se a 1 de março, o Dia da Protecção Civil, efeméride instituída a nível mundial pela Organização Internacional de Protecção Civil (OIPC), e a nível nacional por despacho do Ministro da Administração Interna.
A data é assinalada este ano sob o tema “O cidadão: primeiro agente de proteção civil”. A escolha deste tema enquadra-se nas iniciativas promovidas no âmbito do Ano Europeu dos Cidadãos.
A proteção civil é um sistema com múltiplos agentes, valências e instrumentos de atuação. Um cidadão consciente dos riscos e do contributo que pode dar para os evitar ou para atenuar as suas consequências é, por princípio, um agente ativo de proteção civil, desempenhando um papel fundamental no sistema, integrado ou não em associações de proteção civil e socorro.
Os cidadãos, hoje em dia, são simultaneamente protagonistas e agentes ativos de proteção civil, quer no que concerne ao direito à informação sobre os riscos a que estão sujeitos no seu dia-a-dia, quer no dever de adoção de medidas preventivas e comportamentos de autoproteção adequados.

*Página da Internet da ANPC