sexta-feira, 1 de março de 2013

FORMAÇÃO-CURSO DAE



Também nesta semana, mais seis Bombeiros, concluíram a sua formação e credenciação para utilização do desfibrilhador automático externo (DAE).
Uma das ambulâncias existentes no Corpo de Bombeiros, com protocolo com o INEM, está equipada com Desfibrilhador Automático Externo e os Bombeiros têm vindo a adquirir formação/credenciação para o puder utilizar.
O DAE serve para aplicar uma descarga eléctrica através do tórax, de forma a cessar uma fibrilhação ventricular, um dos motivos de paragem cardio-respiratoria (PCR) e consequente morte súbita.
Registe-se, que a paragem cardio-respiratoria (PCR) de origem cardíaca é a principal causa de morte nos países desenvolvidos, acontecendo quase sempre fora do meio hospitalar. Em Portugal ocorrem cerca de 10.000 casos todos os anos e no nosso concelho os serviços de emergência pré-hospitalar efectuados pelos Nossos Bombeiros são cada vez em maior número.
A taxa de sobrevivência de uma vítima de Paragem cardio-respiratoria situa-se actualmente em valores inferiores a 5%, no entanto, a desfibrilhação precoce e o início de manobras de suporte básico de vida (SBV) podem aumentar significativamente a taxa de sobrevivência para valores superiores a 60%.
Numa situação de Paragem Cardio-Respiratória a probabilidade de sobrevivência diminui 10% por cada minuto que passa sem início de desfibrilhação e manobras de SBV, passados mais de 10 minutos a probabilidade de sobrevivência é quase nula.
A sobrevivência de uma vítima de Paragem Cardio-Respiratória poderá depender exclusivamente da existência de um Desfibrilhador Automatico Externo (DAE) nas imediações, mas a presença de pessoas com conhecimento de Suporte Básico de Vida (SBV) assume uma importância vital, uma vez que é pouco provável que o socorro diferenciado (INEM, Bombeiros) consiga chegar ao local em tempo útil.