sábado, 15 de fevereiro de 2014

UMA BOA NOTÍCIA, NOVA AUTO-ESTRADA COIMBRA-VISEU PODE NÃO SER UMA REALIDADE

Ontem li num jornal, que a projetada auto-estrada de ligação Coimbra Viseu, sem passagem por Penacova, podia não chegar a sair do papel por falta de verba.
Em minha opinião uma boa notícia para Penacova. Com a construção de uma nova via rápida, o Ip3 transformar-se-á numa estrada regional, sem a importância estratégica que hoje tem e, porventura, será votada ainda mais ao abandono, com consequências muito negativas para o concelho de Penacova, que parece não querer sair da letargia de muitos anos e continua a perder população, protagonismo e capacidade de afirmação face aos concelhos vizinhos.
E não serão apenas os setores do turismo ou da gastronomia a perder receitas. Numa altura em que Penacova parece querer mexer com o novo pólo industrial da Alagoa, não percebo como se pode defender a construção de uma nova estrada, que ligue as duas principais cidades da região, sem passar pelo nosso concelho.
Como Penacovense, entendo que Penacova, a sua população e os seus responsáveis, deviam, isso sim, defender, “com unhas e dentes”, não a construção de uma nova estrada, mas antes a requalificação do Ip3.

Neste caso,  a falta de verba pode ser uma boa noticia para Penacova.