sábado, 1 de março de 2014

DIA MUNDIAL DA PROTEÇÃO CIVIL

O Dia Mundial da Protecção Civil, é comemorado todos os anos a 1 de Março, dia em que entrou em vigor a Constituição da Organização Internacional de Protecção Civil – OIPC, também conhecida pela sigla anglo-saxónica ICDO (International Civil Defence Organisation), com sede em Genebra.
Em Portugal, e em cada área de atuação própria, os Bombeiros constituem-se como o principal agente de proteção civil, com responsabilidades não apenas nas missões concretas da proteção e do socorro, mas também nas áreas da prevenção e da sensibilização e informação pública, como, aliás decorre da legislação em vigor e dos Estatutos próprios de cada Associação.
Como Bombeiro Voluntário, não posso deixar de dizer que as Associações Humanitárias e os Corpos de Bombeiros são detentores de recursos humanos altamente qualificados, com espírito solidário e humanista, e partilham um espaço privilegiado de intervenção pública, junto das crianças e dos jovens, das escolas e da sociedade, inigualável no espaço universal.
É este capital de credibilidade e este espaço de intervenção, que não pode ser desperdiçado, mas deve, isso sim, ser potenciado e elevado ao seu expoente máximo, para que possamos abraçar outro modelo alicerçado numa nova cultura, que se quer muito mais de prevenção do que de reação.
Era bom que neste dia cada um de nós pudesse, pelo menos, dedicar um bocadinho do seu tempo à reflexão sobre estas questões, sobre o que nos rodeia e, sobretudo, sobre aquilo que podemos melhorar.