terça-feira, 15 de setembro de 2015

APRESENTAÇÃO DO LIVRO "ANÁLISE DA PROBLEMÁTICA DOS INCÊNDIOS FLORESTAIS

A convite do Deputado do PS Miguel Freitas, tive o privilégio de participar na sessão de apresentação do livro "Análise da Problemática dos Incêndios Florestais" Relatório do Grupo de Trabalho da Assembleia da República, no qual participou também o ilustre Deputado Penacovense Maurício Marques.
Gostei de ouvir os Senhores Deputados e gostei do pensamento político de Miguel Freitas, sobretudo no que diz respeito à necessidade de uma gestão eficaz da nossa floresta. Mostrou competência e conhecimento da realidade.
Na sessão tive oportunidade de referir não apenas os paradoxos de que enferma a gestão da nossa floresta, no que aos incêndios florestais diz respeito, mas também o grave problema da gestão integrada do nosso País com a permanente e contínua desertificação dos territórios do interior.
A ausência de pessoas e a fraca valorização dos produtos florestais têm levado ao abandono sistemático da floresta com as consequências que todos sabemos.
O diagnóstico está mais do que elaborado e oxalá que este contributo dos Senhores Deputados e da Assembleia da República, não seja pouco mais do que o trabalho de gabinete, como também tive ocasião de referir.
A ausência de Miguel Freitas e do seu pensamento politico na próxima Legislatura é já por si, em minha opinião, uma perda.
Termino citando o comentário que escreveu no livro que me foi oferecido:
"Ao António Simões, pelo muito que faz por esta causa que é comum".