quinta-feira, 1 de outubro de 2015

VERÃO 2015


Chegou hoje ao fim a chamada fase Charlie do Dispositivo de Combate aos Incêndios Florestais. Teve lugar, também hoje, o último briefing semanal, em sede de CDOS, relativo a esta fase, sempre a mais complexa e difícil para os Bombeiros Portugueses e para a população em geral.
Durante três meses participámos nas reuniões semanais onde se fazia o balanço das diversas atividades operacionais, a análise das principais ocorrências e o planeamento possível para os dias seguintes.
Nas manhãs de todas as quartas feiras procurámos ser a voz de todos os Bombeiros, mas sobretudo procurámos, com a nossa presença, estar atentos às situações que direta ou indiretamente estivessem relacionadas com as atividades das Associações e Corpos de Bombeiros do distrito de Coimbra.
Chegados ao fim do mês de Setembro, não posso deixar de partilhar o sentimento do dever cumprido, numa lógica de parceria ativa e saudável com todas as Entidades que contribuem para o dispositivo. Quero crer, que esta parceria e o excelente relacionamento que sempre mantivemos com todos os Oficiais de ligação também foi, muitas vezes, a chave do sucesso operacional de todo o dispositivo do nosso distrito.
Hoje, no último briefing, tive ocasião de referir, isto mesmo, e de deixar expressa uma saudação a todos os Bombeiros, aos seus Comandantes e aos Dirigentes, pelo excelente trabalho, pela sua dedicação e elevado empenhamento.
Não tivemos baixas, não tivemos feridos graves, não deixámos arder habitações e a área florestal consumida não é significativa se a relacionarmos com o elevado número de ocorrências e com a severidade meteorológica que vivemos.
Não me cansarei nunca de elevar bem alto os valores, a força, a coragem e a abnegação dos Bombeiros do nosso distrito, que no seu território e fora dele, contribuem de forma decisiva para preservar uma floresta desordenada e, principalmente, para garantir a segurança da vida e dos bens mais essenciais dos cidadãos.