sexta-feira, 29 de maio de 2009

COMUNICADO OPERACIONAL - SITUAÇÃO METEOROLÓGICA ADVERSA – TEMPO QUENTE


De acordo com as previsões do IM, o estado do tempo para os próximos dias caracteriza-se por temperaturas máximas e mínimas relativamente altas, valores de humidade baixos e vento de Leste, moderado a forte.
Apesar de no dia 31 (Domingo) estar prevista uma ligeira diminuição das temperaturas, nas zonas do litoral, é expectável que no interior estas permaneçam altas até segunda-feira, dia 1 de Junho:
Espera-se assim, tempo quente e seco com agravamento do Risco Meteorológico de Incêndio.
O Corpo de Bombeiros Voluntários de Penacova, e o dispositivo de Vigilância, Prevenção e Combate a Incêndios Florestais do Concelho, estão alertados e com um grau de prontidão adequado à situação.

Tendo em consideração as especificidades desta época do ano, voltamos a aconselhar a tomada de algumas medidas de precaução, nomeadamente:
· Mantenha-se atento às informações da Meteorologia e às indicações da Protecção Civil transmitidas pelos órgãos de comunicação social.
· Tome as medidas de precaução no que respeita à realização de fogueiras e outras formas de fogo em espaços rurais, evitando a sua realização neste período;
· Se avistar um Incêndio Florestal, ligue imediatamente para os Bombeiros (239 477 469) ou para o 112.
· Procure sempre dar a informação o mais correcta possível.


Quartel do Bombeiros de Penacova, 29 de Maio de 2009
O Comandante