sexta-feira, 3 de julho de 2009

JARDIM DE INFÂNCIA DE S. PEDRO DE ALVA

Foi já no passado dia 22 de Junho, que as crianças do jardim-de-infância de S. Pedro de Alva, que frequentam a sala de actividades de animação e apoio à família, visitaram o quartel dos Bombeiros de Penacova.
A visita inserida no Projecto “O meu concelho é bué de fixe!” e cimentada na ideia de que de “pequenino se começa a desenvolver uma verdadeira cultura de segurança”, reforça o excelente trabalho que tem sido desenvolvido pelo agrupamento de Escolas de S. Pedro de Alva, no âmbito da Protecção Civil, da prevenção e da segurança, em parceria com o Corpo de Bombeiros.
Ao recebermos agora da coordenadora do Projecto, Educadora Lassalett Videira, uma nota de agradecimento por termos proporcionado esta visita de estudo ao Nosso Quartel, queremos reafirmar, que é Nossa obrigação contribuir activamente para proporcionar à população e, em particular às nossas crianças, acções concretas, que permitam o desenvolvimento progressivo de uma verdadeira cultura de prevenção, e uma maior percepção dos riscos e vulnerabilidades existentes.
Deixamos aqui este exemplo, tal como fizemos há dias com os JI de Figueira de Lorvão e de Penacova, porque estamos convictos, que as actividades desenvolvidas com vista à formação e sensibilização das populações, sobre os riscos e situações de emergência deles decorrentes, permitem que todos os sectores da sociedade estejam abrangidos por uma “cultura de protecção civil”,
Aliás, todas as acções que, neste plano, têm sido feitas a nível mundial, testemunharam uma grande eficácia, sendo plenamente reconhecido, que uma boa estratégia de preparação, através do ensino e da sensibilização, é o factor que mais fortemente contribui, para a redução do número de acidentes e catástrofes e, naturalmente, das suas consequências.
Por outro lado, é igualmente reconhecido, que quanto mais cedo são incutidos na população princípios de autodefesa, de autoprotecção e de responsabilização colectiva, melhores são os resultados em caso de necessidade.
Neste final de mais um ano lectivo, os Bombeiros de Penacova reafirmam a sua satisfação pelo trabalho desenvolvido, nesta área, por alguns estabelecimentos de educação e de ensino, e felicitam os respectivos responsáveis.