quinta-feira, 2 de julho de 2009

PARTO EM PLENO IP3

Eram 5h.30 desta madrugada, uma Senhora, residente em Tábua, estava a caminho da maternidade, quando no IP3, zona de Espinheira, sentiu que já não chegava a Coimbra. Alertados os Bombeiros de Penacova, imediatamente seguiram para o local com uma ambulância de emergência equipada com o respectivo Kit de partos. Passados 7 minutos (5h.37) os Nossos Bombeiros estavam na Espinheira.
A senhora, estava já numa ambulância de transporte, dos BV de Canas de Senhorim que, na altura, passava com um doente para uma consulta em Lisboa.
Verificando a iminência do parto, a parturiente foi prontamente assistida pela Nossa Equipa e, ali mesmo, às 5h.45 a Senhora, de cerca de 40 anos de idade, era Mãe de um bebé do sexo masculino. Tudo correu bem, graças à capacidade técnica dos Bombeiros.
Às 5h50 chegava a Viatura Médica de Emergência do INEM, que acompanhou a Mãe e o recém-nascido até à maternidade Dr. Daniel de Matos.
Está de parabéns a equipa dos BV de Penacova, constituída pelos Bombeiros Marco Oliveira e Fábio Flórido e o colega de Canas de Senhorim, que não exitou em parar para prestar assistência, mesmo sabendo que estava sozinho e não tinha o equipamento adequado.
Recorde-se que esta é a segunda vez que os Bombeiros de Penacova realizam um parto em pleno IP3. O outro caso aconteceu com uma Mãe de Laborins, do nosso concelho.