terça-feira, 11 de agosto de 2009

ONDAS DE CALOR

Oito serviços de emergência, para prestar socorro urgente a outras tantas pessoas do nosso concelho acometidas de doença súbita, deram que fazer durante todo o dia aos Bombeiros de Penacova. Numa Associação, cujo sistema organizacional assenta basicamente numa lógica de voluntariado, torna-se muito complexo gerir os meios humanos e materiais, para dar resposta atempada e eficaz a tão elevado número de solicitações.
Já ontem, Domingo, os nossos Bombeiros foram chamados para 4 serviços de emergência pré-hospitalar, mas este é um numero que está dentro dos padrões de normalidade, já que o Corpo de Bombeiros regista uma média de 100 a 120 urgências por mês, com picos nos meses muito quentes e muito frios, associados às ondas de calor e às vagas de frio que ocorrem nas respectivas estações do ano.
Este aumento significativo, exactamente num dia de muito calor, leva-nos a recordar alguns procedimentos que devemos ter, e que podem evitar uma chamada de emergência e a consequente deslocação ao Hospital.
Todos sabemos, que a exposição a períodos de muito calor, durante dias consecutivos, as chamadas “ondas de calor”, podem conduzir à desidratação, ao agravamento de doenças crónicas, a esgotamento, ou a um golpe de calor, situação muito grave, que pode causar danos irreversíveis à saúde, ou mesmo a morte.
Naturalmente que há pessoas mais vulneráveis ao calor. Neste grupo, incluem-se em primeiro lugar as crianças nos primeiros anos de vida, as pessoas idosas, os portadores de doenças crónicas, em particular as doenças cardiovasculares, renais, respiratórias, diabetes ou mesmo alcoolismo, as pessoas obesas, as que se encontram acamadas, as que sofrem de doença mental e as que tomam anti-depressivos sem esquecer as que vivem em más condições de habitação.
Sobretudo para estas pessoas, deixamos alguns conselhos:
Um reforço na ingestão de água, ou sumos de fruta natural sem adição de açucar, mesmo sem ter sede;
As pessoas que sofram de duma crónica, ou que estejam a fazer uma dieta com pouco sal ou com restrição de líquidos devem aconselhar-se com o seu médico;
Evitar bebidas alcoólicas ou com muito açúcar;
Os recém nascidos, ou os idosos podem não sentir sede, ofereça-lhes água;
Evitar as refeições pesdas e muito condimentadas;
Tentar permanecer algum tempo em ambientes mais frescos, sobretudo as crianças e os idosos;
Nos períodos de maior calor, tome um duche de água tépida ou fria. No entanto, evite, mudanças bruscas de temperatura;
Evite a exposição directa ao sol, em especial entre as 11h.00 e as 16h.00 e sempre que andem ao ar livre, crianças e pessoas de pele clara, devem usar chapéu e óculos escuros;
Nunca deixe crianças ou idosos dentro de veículos expostos ao sol;
Use roupa solta e de preferência de algodão e diminua a roupa da cama, sobretudo dos bebes e idosos;
Evite o calor dentro das habitações. Corra as persianas e mantenha o ar circulante dentro de casa. Se puder abra as janelas durante a noite para diminuir a temperatura dentro de casa;
Se tiver alguns sintomas, tais como:
§ Febre
§ Pele vermelha quente e seca
§ Pulso rápido e forte
§ Dor de cabeça
§ Tonturas
§ Náuseas
§ Cansaço e fraqueza
§ Confusão
§ Perda de consciência
Procurar um lugar fresco e usar os métodos possíveis para baixar a temperatura: banho de água fria ou tépida. Se houver contracções corporais involuntárias, não dar líquidos e procurar ajuda médica urgente.
(ligar para os Bombeiros 239 477 469 ou para o nº 112, que é atendido pela Central de Emergência da PSP em Coimbra, depois encaminhado para o INEM e de seguida reencaminhado para os Bombeiros.)

Para evitar todas estas situações, o melhor é proteger-se da exposição ao sol e procurar locais frescos, ou com ar condicionado, durante o período de maior calor, em especial se houver crianças pequenas, pessoas doentes ou idosas.