sábado, 10 de setembro de 2011

11 DE SETEMBRO –WORLD TRADE CENTER-Às 12h.00, 1 minuto de silêncio

Parece que ainda foi ontem, mas foi exactamente à 10 anos. As imagens entraram-nos pelas Nossas casas, no Nosso Quartel, onde, perplexos, assistimos ao desabamento das chamadas Torres Gémeas.
Lá, tal como cá, todos os Bombeiros, disponíveis e indisponíveis, no activo, na reserva ou aposentados, acorreram ao local, na tentativa de tudo fazer, para salvar as vidas dos milhares de cidadãos, que àquela hora se encontravam no interior dos gigantescos edifícios.
Foram mais de mil, os Colegas, que envergando a farda de Soldados da Paz, lutaram durante horas para salvar muitas e muitas pessoas, até que as enormes torres colapsaram, arrastando para a morte e sepultando nos seus escombros, 2 753 cidadãos inocentes. Destes, 343 eram Bombeiros, camaradas nossos, que levaram até ao limite o lema «Vida por Vida».
Dez anos depois, evocando esta amarga e triste efeméride, convido todos os Bombeiros de Penacova, no Activo, na Reserva ou no Quadro de Honra, a uma reflexão profunda sobre a nossa própria actividade, e a guardarem, respeitosamente, um minuto de silêncio, às 12h.00, de amanhã, dia 11 de Setembro, onde quer que se encontrem.

Independentemente da religião, da política, da fé ou da crença de cada um, este era o dia para ouvir as sirenes de todo o mundo, num momento único, simbólico, de evocação da memória de todos os Bombeiros que tombam no exercício de tão nobre missão.

Quartel em Penacova, 10 de Setembro de 2011
O Comandante
António Simões