quinta-feira, 19 de abril de 2012

COMISSÃO MUNICIPAL DE DEFESA DA FLORESTA CONTRA INCÊNDIOS

Com o objetivo de discutir e aprovar o Plano Municipal de Defesa da Floresta, para o ano de 2012, reuniu hoje a Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios.
Durante a reunião o Comandante dos Bombeiros de Penacova, apresentou um resumo dos incêndios florestais dos últimos 10 anos, com uma média de mais de 50 incêndios ano, sendo que dois deles, um em 2005 e outro em 2010, fugiram à primeira intervenção e transformaram-se em incêndios de grandes dimensões.
O Comandante traçou como principais objetivos para 2012, manter sempre uma boa coordenação entre todos os agentes envolvidos, manter os tempos de resposta na primeira intervenção, a segurança dos Bombeiros e dos cidadãos em geral e a salvaguarda das habitações.
Relativamente à área ardida, em 2011 ela foi quase insignificante apesar dos 59 incêndios florestais assinalados, mantendo-se, no entanto, todo o dispositivo empenhado para 2012, apesar de se terem registado já nos primeiros três meses, 35 incêndios com uma área ardida de 36 ha,
Durante a manhã, foi ainda apresentado o plano de atividades da Equipa de Sapadores Florestais da PENSAR, e foi realçado pelo Sr. Presidente da Câmara o compromisso de todos, relativamente a esta problemática que nos afeta ano após ano.
Recorde-se que nesta Comissão, presidida pelo Presidente da Câmara Municipal, têm assento o Comandante dos Bombeiros, o Comandante do Posto da GNR, um Representante da Autoridade Nacional Florestal, a Técnica Florestal do GTF, Presidentes de Juntas de freguesia, dirigentes da PENSAR e da CAULE como entidades detentoras das duas Equipas de Sapadores Florestais do concelho e dirigentes das Comissões de Compartes dos baldios