quinta-feira, 27 de junho de 2013

MAIS UM DIA DE MUITO CALOR, MAS TAMBÉM DE MUITO TRABALHO

Mais um dia de muito sol e os Bombeiros a ser chamados para incêndios florestais que se sucedem a um ritmo perfeitamente invulgar, desgastando equipamento e veículos, consumindo floresta e sacrificando Mulheres e Homens, voluntários a grande maioria, que deixam o seu trabalho para acorrer ao toque da sirene ou deixam de descansar e dormir para no dia seguinte, ou no mesmo dia, estarem aptos nos seus locais de trabalho.
Na terça-feira, foi para o concelho da Pampilhosa da Serra, ontem foi no Nosso concelho, ao inicio da tarde, na localidade de Telhado, Figueira de Lorvão, onde a rapidez da primeira intervenção, com os Bombeiros de Penacova a mobilizarem 4 veículos com 20 Elementos e prontamente auxiliados por um helicóptero, foi decisiva para evitar a propagação do fogo, que ainda assim consumiu cerca de 2 000 metros quadros de área de eucalipto. No local compareceram ainda os Bombeiros de VN de Poiares, Brasfemes e Voluntários de Coimbra.
Ao inicio da noite, nova chamada para o mesmo local e a mobilização de mais dois veículos.
Também à noite, às 21h.50, o despiste de um veículo ligeiro, na Vila de Lorvão provocou um ferido que foi assistido no local e transportado, de seguida, aos HUC. Para esta ocorrencia, os Bombeiros fizeram deslocar uma ambulância e o Veículo de Salvamento e Desencarceramento, numa altura em que se resgistavam mais três situações de emergência pré-hospitalar, no nosso concelho obrigando à mobilização de outras tantas ambulâncias.
Às três e meia da madrugada, com os Bombeiros a finalizar estas ocorrências, o telefona volta a tocar para mais uma emergência.