segunda-feira, 7 de outubro de 2013

11 DE OUTUBRO 11H10 - EXERCÍCIO "A TERRA TREME"


O Exercício “A TERRA TREME” é um exercício público de preparação para o risco sísmico, organizado pela ANPC, em parceria com outras Entidades entre as quais a Liga dos Bombeiros Portugueses, tem a duração de 1 minuto e realiza-se às 11h e 10 minutos da próxima Sexta-feira, dia 11 de Outubro.

Inserido nas comemorações do Dia Internacional para a Redução das Catástrofes que se assinala a 13 deste mês, este exercício pode ser feito por todos, individual ou coletivamente, onde quer que nos encontremos às 11h.10m. Todos somos convidados a imaginar um sismo a esta hora e a treinar os três gestos que podem salvar: BAIXAR, PROTEGER E AGUARDAR.
Em Penacova, convidamos as pessoas que a esta hora se encontrem por perto, a participar neste exercício, em público, no Largo em frente à Câmara Municipal. Estarão lá os Nossos Bombeiros disponíveis para dar os conselhos necessários.
Sugerimos também às Empresas, às Escolas, aos Serviços Públicos, aos Estabelecimentos comerciais, às Instituições de Solidariedade Social, às famílias do nosso Concelho, que se associem a este exercício e incentivem os seus colaboradores, utentes, amigos ou familiares a treinar durante um minuto e a refletir sobre esta questão, dos sismos em particular, mas também sobre a nossa preparação individual e coletiva perante a iminência de uma qualquer catástrofe.
Para mais informações consulte a página da ANPC, ou www.aterratreme.pt , onde pode encontrar informação mais detalhada e esclarecimentos sobre os 7 passos  a seguir antes, durante e após.