segunda-feira, 14 de outubro de 2013

BOMBEIROS HOMENAGEADOS EM S. PAIO DO MONDEGO


A Junta de freguesia de S. Paio do Mondego distinguiu ontem a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penacova, naquilo que foi o seu último ato público antes da agregação com a freguesia de S. Pedro de Alva.
A cerimónia começou demanhã em S. Paio do Mondego, onde esteve o Presidente da Associção Paulo Dias, que recebeu das mãos de António Catela, o ainda Presidente da Junta, um cheque do valor de 1 000 Euros.
Durante a tarde, e depois do almoço que contou com a participação de mais de uma centena de pessoas, foi feita uma homenagem a antigos autarcas, personalidades e também aos Bombeiros de Penacova que estiveram representados pelo seu Comandante e pela Secretária da Direção.
No momento da cerimónia, o Comandante António Simões, para além de agradecer a distinção e a colaboração dos Sampaieneses, deu a conhecer a dimensão do trabalho dos Bombeiros, a sua estrutura organizacional e, como cidadão, lamentou todo este processo de extinção da freguesia, que se traduz no fundo, não apenas na perda da identidade, mas também de um serviço público, que não deixa de ter impacto no dia a dia da população e também na gestão da proteção civil de proximidade e no apoio aos cidadãos.
Recorde-se que este Verão a população de S. Paio do Mondego viu por diversas vezes o fogo por perto e quer as suas gentes, quer o Presidente da Junta de freguesia estiveram sempre na primeira linha de apoio aos soldados da paz.
No diploma que acompanhava uma lembrança alusiva ao ato, pode ler-se: “No trilho da nossa vida, há marcas indeléveis que perpetuam o valor de cada um na memória de um povo. Por essa razão, o reconhecimento público constitui a melhor arma de reforço da estima que se nutre por alguém que “tantas vezes” abdicou da sua vida pessoal para viver em prol dos outros.
Um bem-haja aos Bombeiros Voluntários de Penacova por todos os anos de dedicação, trabalho e fidelidade aos Sampaienses, que jamais os esquecerão”.