sexta-feira, 6 de junho de 2014

FIM DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL FOI HÁ 69 ANOS

Muitas das noticias dão conta que a segunda guerra mundial terminou em 6 de junho de 1944,  com o desembarque das tropas aliadas, na sua maioria norte americanas, nas praias da Normandia.
Apesar deste sucesso das tropas aliadas contra os Alemães, a guerra durou ainda muito tempo e nem o suicídio de Adolf Hitler em 30 de abril de 1945, e a rendição da Alemanha aos aliados a 7 de maio lhe põe termo.
O mundo haveria de assistir ainda ao lançamento da bomba atómica  “Little Boy”sobre a cidade de Hiroshima, a 6 de agosto e da bomba “Fat Man” ,  três dias depois sobre a cidade de Nagasaki  e só em 2 de Setembro, do mesmo ano de 1945, se haveria de dar a rendição incondicional do Japão, pondo definitivamente fim a uma das guerras mais sangrentas da história da humanidade.
O problema é que tudo isto não foi assim há tanto tempo, e de lá para cá temos assistido a inúmeros conflitos bélicos, que nos mostram que o mundo não aprendeu com a enorme tragédia que matou milhares e milhares de pessoas inocentes.
Os conflitos recentes na África, na Ásia e os que se desenvolvem em plena Europa requerem resolução urgente que só se consegue com lideres capazes e conscientes.
Infelizmente as lutas pelo poder a qualquer preço, mesmo nos países democráticos, e nestes, mesmo no interior dos mesmos partidos políticos, um pouco por todo o mundo, deixam o comum do cidadão permanentemente apreensivo.
Aliás, hoje, 6 de junho é também o dia em que se comemora a libertação dos Índios do Grão Pará e do Maranhão em 1755, o dia em que terminaram as guerras Carlistas em Espanha em 1840 e o dia em os Egípcios encerraram o Canal Suez, na terceira guerra Israelo-árabe, também conhecida pela guerra dos seis dias, em 1967.
Oxalá a comemoração destas efemérides traga memória e, sobretudo, bom senso.