terça-feira, 27 de janeiro de 2015

FIM DO HOLOCAUSTO FOI APENAS HÁ 70 ANOS



A ONU - Organização das Nações Unidas decidiu em 2005, tornar o dia 27 de janeiro no Dia Internacional de Recordação do Holocausto, como forma não apenas de homenagear os milhões de vítimas do sistema Nazi, mas sobretudo de não deixar esquecer este terrível genocídio perpetrado sobre a humanidade apenas há 70 anos. Neste dia 27 de janeiro de 1945, os Aliados tomaram o terrível Campo de Concentração Auschwitz-Birkenau, o expoente máximo do horror do holocausto e libertaram os prisioneiros, todos eles condenados a morrer nas camaras de gás.
Recorde-se, que dos nove milhões de Judeus que existiam na Europa antes do holocausto, cerca de dois terços foram mortos. Estima-se que um milhão de crianças, dois milhões de mulheres e três milhões de homens foram mortos durante este período. Mas os Alemães comandados por Adolf Hitler não perseguiram e mataram apenas os Judeus. Também ciganos, comunistas, homossexuais e deficientes físicos e mentais foram alvo da perseguição do regime Nazista, elevando para mais de 11 milhões o número de civis mortos.
No dia em quer se recorda esta tragédia humana, é bom que não nos esqueçamos que tudo isto não foi assim há tanto tempo e de lá para cá temos assistido a inúmeros conflitos bélicos, que nos mostram que o mundo afinal não aprendeu assim tanto.
Os conflitos recentes na África, na Ásia, no Médio Oriente, e os que se desenvolvem em plena Europa, requerem resolução urgente que só se consegue com lideranças capazes e conscientes.
Infelizmente as lutas pelo poder a qualquer preço, mesmo nos países democráticos, e nestes, mesmo no interior dos mesmos partidos políticos um pouco por todo o mundo, deixam o comum do cidadão permanentemente apreensivo.
Mais uma vez é preciso que a comemoração destas efemérides traga memória e, sobretudo, bom senso.