sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

DEPOIS DE UM DIA DE MUITO TRABALHO OS BOMBEIROS DE PENACOVA REGISTARAM A 1.ª EMERGÊNCIA DO DISTRITO DE COIMBRA

Já o dia 30 tinha sido de muito trabalho com 3 acidentes, entre os quais uma colisão com 3 viaturas, perto de Vila Nova, que provocou um ferido, mas o último dia do ano, este sim, foi um dia para esquecer.
Eram cerca das 8h.30 da manhã, quando um violento despiste seguido de capotamento de uma viatura ligeira, ao Km 49, descida do Botão, provocou ferimentos graves nos dois únicos ocupantes, um casal, residente no vizinho concelho de Santa Comba Dão,  na "casa" dos 60 anos de idade, que seguia para uma consulta médica nos HUC. O acidente foi de tal forma violento, que os Bombeiros demoraram cerca de 1 hora para conseguir desencarcerar as vitimas, que ficaram presos na amálgama de latas em que ficou transformado o pequeno Opel Corsa.
Os dois feridos, foram estabilizados no local com a colaboração de uma equipa do Inem, e foram depois transportados aos HUC. Registamos também a ajuda de um socorrista pertencente ao Núcleo da Cruz Vermelha de Pereira, que passava no local e disponibilizou-se a colaborar. Os Nossos Bombeiros fizeram deslocar 3 Ambulâncias, o Veículo de Salvamento e Desencarceramento e o Veículo de Comando, com  um total de 11 Bombeiros.
Mais tarde, cerca das 15h.30, próximo da localidade de Boas Eiras um embate entre duas viaturas ligeiras, provocou 5 feridos 1 adulto e 4 crianças, 2 delas em estado considerado grave. Os feridos depois de assistidos no local foram transportados aos HUC e Hospital Pediátrico.
Os Bombeiros fizeram deslocar para o local 12 Elementos apoiados por 4 Ambulâncias e o Veículo de Desencarceramento.
Para a história, fica ainda a nota de termos registado a primeira ocorrência do ano de 2010, a nível do distrito de Coimbra. A emergência n.º 1 do concelho de Penacova, foi também a primeira no distrito.  Estavam os Nossos Bombeiros Voluntários, aqueles que, sem nada em troca,  deixaram as suas casas para assegurar o socorro no concelho, a começar a festejar a entrada no novo ano, quando tiveram que rumar com destino a S. Pedro de Alva. Tratava-se de socorrer uma vitima de agressão,  passavam poucos segundos da Meia-Noite.