segunda-feira, 8 de março de 2010

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de Março, tem origem nas manifestações femininas por melhores condições de trabalho e pelo direito a voto, no início do século passado.
Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução do horário de 16 horas diárias que então praticavam.
Estas operárias, que ganhavam cerca de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica, onde depois deflagrou um incêndio, que matou 130 dessas Mulheres.
Até por este facto, esta data assume um particular significado para todas as Mulheres que servem a causa dos Bombeiros
Apesar de não concordar inteiramente com a celebração de um dia especial para as mulheres, por entender que ele, só por si, pode ser considerado um factor de discriminação, não posso deixar de aceitar que a evocação da data traz para a ordem do dia os problemas relacionados com os fenómenos de injustiça e de violência a que muitas Mulheres estão, ainda hoje, sujeitas em todo o mundo.

Assim, reconhecendo o papel fundamental que as Mulheres desempenham em todos os ramos de actividade, e que os Bombeiros são hoje o exemplo vivo da evolução das mentalidades, não posso deixar de felicitar publicamente as muitas Mulheres que se dedicam de alma e coração aos Bombeiros Voluntários de Penacova, concretizando os seus sonhos de dedicação aos outros, sem quaisquer restrições ou condicionantes, apenas pelo facto de serem Mulheres.


Quartel em Penacova, 8 de Março de 2010

O Comandante