quinta-feira, 25 de março de 2010

SIMULACRO DE INCÊNDIO NA ESCOLA SECUNDÁRIA

Faltava pouco para as 9h.30 desta manhã, quando os Bombeiros foram alertados para um incêndio que deflagrara no laboratório de biologia, no bloco 5, da Escola Secundária de Penacova.
De imediato saíram 3 veículos e 10 Bombeiros que chegavam à escola passados 5 minutos. Efectuado o reconhecimento verificou-se a ocorrência de um incêndio numa das salas do 1.º piso do Bloco 5 e a existência dentro da sala, de duas vítimas que não conseguiram sair pelos seus próprios meios no momento da evacuação da escola.
Rapidamente a 1.ª equipa de Bombeiros iniciou as manobras de montagem do equipamento para proceder aos salvamentos, e ao estabelecimento dos meios de acção para a extinção do incêndio.
As vítimas, foram retiradas por uma das janelas e reanimadas no local pela equipa de técnicos de emergência pré-hospitalar dos Bombeiros, que entretanto haviam chegado com uma ambulância de socorro.
Cerca de 1 hora depois, toda a operação tinha terminado e era reposto o normal funcionamento das actividades lectivas.
Felizmente tratava-se apenas de um simulacro, destinado a testar o Plano de Segurança da Escola, a incutir na comunidade escolar sentimentos e hábitos de prevenção e auto-protecção e também a rapidez de resposta dos Bombeiros de Penacova.

Os últimos dias foram de intensa actividade envolvendo as escolas dos diversos níveis de ensino, desde os mais pequeninos da educação pré-escolar até aos jovens do ensino secundário, por isso felicitamos as Escolas, as suas professoras, professores e educadoras, pelo excelente trabalho desenvolvido e  por esta parceria, que há-de certamente criar nas nossas crianças e jovens, uma maior cultura de prevenção e segurança.