domingo, 7 de março de 2010

QUE DOMINGO!...

Seis acidentes rodoviários, cinco dos quais no IP3, marcaram a actividade dos Bombeiros de Penacova, que ainda foram chamados para três situações de emergência pré-hospitalar, neste Domingo de Inverno, em que a chuva foi particularmente intensa, sobretudo ao final da tarde.
Apesar de estarmos já habituados a trabalhar praticamente sempre no limite das nossas capacidades, não há dúvida que este fim de semana não deu tréguas, com muito trabalho e uma mobilização muito forte de meios humanos e materiais. Num Corpo de Bombeiros Voluntários, em que cada um de nós dá apenas o tempo que tem disponivel, não é tarefa fácil dar o encaminhamento correcto e em tempo útil, a um tão grande número de solicitações.
Já o Sábado foi complicado, mas este Domingo foi partcularmente dificil, e quase não havia tempo de repor o equipamento e preparar os veículos para a ocorrência seguinte.
No entanto, com grande esforço e a boa vontade de muitos, que deixaram a sua vida familiar para segundo plano, foi possível cumprir cabalmente a missão e ainda houve espaço e tempo para, durante toda a manhã, ter na instrução alguns jovens que frequentam o curso de Formação Inicial para Bombeiro Voluntário.
O tema da formação de hoje era o Sistema de Segurança Contra Incêndios em Edificios Públicos e os formandos tiveram oportunidade de visitar as instalações da Casa do Repouso e do Hotel de Penacova.