terça-feira, 27 de julho de 2010

DIA DIFICIL

Esta Terça-Feira, foi particularmente difícil para os Bombeiros do distrito de Coimbra, com vários incêndios um pouco por toda a região.
Os Bombeiros de Penacova, chegaram a trazer 5 veículos e 25 Bombeiros em apoio aos concelhos vizinhos, como Coimbra, Lousã e VN de Poiares.
Apesar desta mobilização para fora do Nosso Concelho, conseguimos ter no Quartel sempre pessoal disponível para uma primeira intervenção.
São Mulheres e Homens, que terminam o seu trabalho e que em vez de irem para suas casas tratar da sua própria vida, vão para o quartel para ajudar os outros. Andam toda a noite, se for preciso, e no dia seguinte lá estão outra vez, cada um na sua própria profissão.
É certo que há muitos incêndios, mas o País tem muito a agradecer aos seus Bombeiros, a grande maioria voluntários. 
E, note-se, que não são apenas os incêndios florestais que, nesta altura, preocupam os Bombeiros. para além do transporte de doentes para as diversas consultas de fisioterapia e hemodiálises, há a registar um aumento das situações de emergência, sobretudo doenças súbitas, decorrentes das elevadas temperaturas que se fazem sentir.
Temos alertado para os cuidados a ter, principalmente com os mais idosos e com as crianças, para os quais o risco de desidratação e de agravamento das doenças cardíacas é mais frequente.