segunda-feira, 5 de julho de 2010

FICÁMOS MAIS POBRES

Sim, é verdade que ficámos mais pobres, mas o exemplo de trabalho, de dedicação, de esforço, de empenhamento, mas sobretudo de amor à causa dos Bombeiros, sim este exemplo que não me cansarei de repetir, há-de perdurar para sempre nos corações de todos nós que tivemos a oportunidade de conviver com o Nosso Adjunto Artur Dias.
Boa parte dos seus 55 anos de vida foram passados no Seu Quartel, no Nosso Quartel. A imagem que nos fica, a recordação que permanecerá, é de um Homem que vivia os problemas da Sua Associação de uma forma tão intensa que às vezes até ultrapassava aquilo que, em certos momentos, nos parecia razoável, tal era o nível de dedicação.
O Artur não tinha tempos livres, o seu trabalho  confundia-se com os momentos de lazer. Trabalho e descanso queriam dizer exactamente a mesma coisa, se a trabalhar era para os Bombeiros, descansar era trabalhar nos Bombeiros.Era assim a sua vida, era assim que se sentia feliz.
Como é então possível ver partir um HOMEM assim.? Amigo, leal, quantas e quantas vezes confidente. Que injustiças a vida nos reserva.
As suas qualidades humanas e de Bombeiro de Penacova, de Portugal e do Mundo, foram hoje exaltadas, numa das maiores manisfestações de solidariedade a que assistimos, com muitas dezenas e dezenas de Bombeiros, Entidades Oficias e gente anónima, a participar num acto carregado de emoção e sentimento, mas também com uma dignidade impressionante, a testemunhar o reconhecimento dos Bombeiros e das gentes deste concelho.
São estas manifestações de carinho e de solidariedade, que ainda nos levam a acreditar que, apesar de todas as injustiças da vida, ainda valem a pena a dedicação, o esforço e o empenhamento de todos nós.
No momento em que ainda estamos a despertar para uma nova etapa, sem a presença fisica do Sr. Adjunto Artur Dias, resta-nos honrar a sua memória, seguir o seu exemplo de entrega e dedicação e agradecer em nome da sua familia e de todos os Bombeiros de Penacova, a participação de tantos e tantos Colegas.