sexta-feira, 29 de julho de 2011

INCÊNDIOS FLORESTAIS NÃO DÃO TRÉGUAS

Foi mais um dia e uma noite, sem parar, de um lado para o outro, percorrendo quilómetros e quase o concelho de lés a lés, acorrendo a uma série de incêndios florestais quer foram deflagrando uns após outros.
O primeiro, cerca das 17h.00, próximo de Vale de Ana Justa, freguesia de Carvalho, no limite da divisão do concelho com Mortágua. Para o local os Bombeiros de Penacova, que contaram com a ajuda dos colegas de Mortágua, fizeram deslocar 4 veículos e 18 Bombeiros.
Ainda não refeitos deste “combate”, surge a informação de novo incêndio, desta vez em Vale de Tronco, freguesia de Friúmes. Dadas as distâncias, foram também mobilizados dois veículos dos BV de Vila Nova de Poiares e Brasfemes, para além dos 50 Bombeiros de Penacova apoiados por 10 veículos.
Depois de alguma dificuldade, o incêndio foi dado como extinto, mas logo surge outro, novamente na freguesia de Carvalho, desta vez na localidade de Ribeira de Aveledo.
Já faltava pouco para a meia-noite e novo pedido, outra vez para Vale do Tronco. Mas ainda não ficava por aqui, e às 2h.15 da madrugada novo incêndio, próximo da povoação de Ribeira, freguesia de S. Pedro de Alva.
Foram percorridos centenas de quilómetros, com uma enorme despesa para todos nós, e só a boa vontade, a disponibilidade e o espírito de missão dos Nossos Bombeiros Voluntários evitou prejuízos avultados.