segunda-feira, 18 de julho de 2011

JURAMENTO DE NOVOS BOMBEIROS E CONDECORAÇÔES NO DIA DO MUNICÍPIO

No dia em que Penacova assinalou o Dia do Município (este domingo), a Associação Humanitária dos Bombeiros começou o dia em festa, com a promoção de 14 novos elementos.

Foi logo pela manhã, que a Associação de Bombeiros do concelho de Penacova se engalanou para as cerimónias que assinalaram o Dia do Município.
Em frente á Câmara Municipal, os elementos do Corpo Activo e a sua Fanfarra alinharam-se, numa formatura brilhante, para a cerimónia que teve inicio com a recepção às Entidades, com a fanfarra a executar a marcha de Continência aquando da recepção ao Sr. Presidente da Câmara Municipal.

Seguiu-se o hastear da Bandeira, com execução do Hino Nacional pelas Filarmónicas de S. Pedro de Alva e Boa Vontade Lorvanense, a deposição de uma coroa de flores no Busto de António José de Almeida, a homenagem aos Bombeiros dos quadros falecidos nos últimos anos e o juramento de 14 Novos Bombeiros.

Depois foi o desfile, um magnífico desfile apeado e motorizado, com continência às Entidades presentes. Foi muito bonito ver uma formatura composta por 120 Elementos do Corpo de Bombeiros e Fanfarra, machados a brilhar ao sol nos ombros dos Soldados da Paz, devidamente alinhados e aprumados, ao som dos bombos e clarins, com uma dignidade que impressionava e que honra a Associação, o Concelho e os Bombeiros de Portugal.

Já no auditório do Centro Cultural, com casa cheia, durante a sessão solene foram condecorados diversos Bombeiros pelo seu comportamento e assiduidade ao longo dos anos, com a medalha de dedicação e a passagem ao Quadro de Honra do Bombeiro Valdemar Cruz, que em 1984, sofreu um acidente quando se deslocava para um incêndio.

Por último, foram agraciados com o Crachá de Ouro da LBP, o Adjunto de Comando Artur Dias, a título póstumo, e o Bombeiro de 1.ª Classe Vítor Craveiro pelos seus 35 anos de serviço, passando também ao quadro de Honra, com a categoria de Subchefe, a título honorifico.

Foi um dia carregado de significado, e de simbolismo, com a participação de todo o Corpo de Bombeiros e a colaboração de muitos antigos Bombeiros e familiares, que devidamente orientados pelo Comandante “Joca” do Quadro de Honra, organizaram o desfile motorizado, permitindo que todos os veículos desfilassem perante a assistência que se concentrou para assistir às cerimónias.
No final, e na falta de "Pia Baptismal" os novos Bombeiros foram baptizados com o "canhão" do velhinho mas muito operacional VTTF 02, o nosso "Picapau Amarelo"