sábado, 18 de fevereiro de 2012

BUSCA E RESGATE EM ESTRUTURAS COLAPSADAS

A esta hora dois dos Nossos Bombeiros participam num exercício de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas, nas instalações, hoje transformadas em escombros, da antiga fábrica Estaco, na Pedrulha.
Este exercício, de 36 horas consecutivas, é o culminar de um Curso BREC, en que participaram Bombeiros Sapadores de Coimbra, Bombeiros Voluntários de Brasfemes, Coimbra, Miranda do Corvo e Penacova e que visou dotar estes Elementos das competências necessárias para resgatar vitimas em estruturas colapsadas, na sequência de sismos, derrocadas, desabamentos, etc.
Um curso difícil, com um grau de exigência elevado para os participantes, mas que, no caso de Penacova, vem também complementar a Equipa de Salvamento e Resgate em Grande Ângulo, de forma a poder atuar em cenários difíceis e de complexidade acrescida.
Com este Curso a Equipa dos Bombeiros Sapadores de Coimbra, que conta com elementos muito experientes e conhecedores, fica também mais segura, já que pode contar com a colaboração dos colegas agora certificados.
Penacova, o distrito de Coimbra e o País, podem a partir de agora contar com mais um grupo de Bombeiros, capazes de atuar em qualquer cenário e em qualquer parte do mundo, já que as técnicas utilizadas e as formas de comunicação são universais.