quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

MUITO FRIO AUMENTA O NÚMERO DE CHAMADAS DE EMERGÊNCIA

O número de emergências aumenta substancialmente em dias de muito frio. Temos verificado isso mesmo já com as temperaturas que se têm sentido, com registos de 11 situações de emergência pré-hospitalar num só dia.
Se não adotarmos medidas preventivas, estes números poderão aumentar uma vez que o estado do tempo em Portugal Continental, sofrerá uma forte alteração, em particular a partir desta Sexta-Feira, com a diminuição acentuada das temperaturas, que descerão abaixo dos zero graus.
Com estas condições, aconselha-se o maior cuidado, sobretudo no exercício da condução, evitando velocidades excessivas, em especial nas estradas onde é frequente a formação de geada.
Recomenda-se igualmente a utilização de várias camadas de roupa, em vez de uma única peça de tecido grosso.
Deve-se ter muita atenção aos sinais de hipotermia, sobretudo crianças e idosos. O corpo frio com tremuras, pele roxa e falta de reação, são sintomas de preocupação.
Proteger a cabeça, com gorros ou chapéus, e as extremidades com o uso de luvas e calçado adequado, são aspetos que também não devemos descurar.
Se precisar peça ajuda. Contacte os Bombeiros através do telefone 239 477 469, ou ligue 112, neste caso a chamada é atendida na central da Policia, em Coimbra, que a transfere para o INEM, que, por sua vez, aciona os Bombeiros.