domingo, 19 de fevereiro de 2012

INCÊNDIO FLORESTAL

Sucedem-se as tarefas agricolas, as queimadas, os descuidos e quando tudo parece bem encaminhado, eis que surge o vento, e aquilo que parecia inofensivo transforma-se rapidamente num incêndio florestal.
É isso que tem acontecido com uma frequência inusitada, e foi isso que mais uma vez aconteceu ontem cerca das 13h.00, próximo da localidade de Roxo, freguesia de Lorvão.
Para o local os Bombeiros de Penacova, enviaram dois veículos e 12 Elementos, mas não evitaram que, ainda assim, ardesse mais de 1 há de mato e eucaliptos.E como está tudo muito seco, certamente alguma partícula incandescente terá passado para o lado oposto da estrada e, mais tarde, quando os Bombeiros já estavam a chegar ao quartel, tiveram que voltar porque tinha deflagrado um outro foco de incêndio.
Com este tempo seco, todos devíamos ter muito cuidado e não fazer qualquer fogueira no interior das florestas. Bem sabemos, que temos uma tradição secular de utilização do fogo como complemento dos trabalhos agrícolas, mas temos, hoje, de ter consciência de que a floresta já não é o que era, e o tempo que se tem feito sentir não permite este tipo de atitudes, por mais inofensivas que possam parecer.

.