sexta-feira, 12 de julho de 2013

INCÊNDIOS FLORESTAIS


Depois da noite passada em Gavinhos, para onde os Nossos Bombeiros foram chamados cerca das 2h.00 da madrugada, esta tarde os habitantes de S. Mamede voltaram a ver o fogo bem perto das suas casas.
Passaram oito dias e foi mais uma vez à mesma hora e no mesmo local. Ali mesmo, bem próximo das habitações, mas numa zona de denso eucaliptal, onde a floresta e o edificado se confundem, numa partilha “perfeita” de espaços comuns, dando corpo a um ambiente quase assustador.
Olhamos para este cenário, falamos com as pessoas, partilhamos os mesmos sentimentos e angústias. Sabemos como ninguém  a aflição de ter o fogo por perto, mas pouco mais podemos fazer do que alertar, aconselhar, recomendar e tentar despertar as consciências de quem lá vive, de quem lá dorme, de quem trabalha, com tanto sacrificio, para construir e pagar uma casa e se vê cercado não apenas de mato e eucalitpos, mas também de mãos hábeis capazes de gestos tão irrefletidos, que levados à sua mais alta dimensão podem destruir em pouco tempo o que levou anos a edificar e a crescer.
Os Bombeiros têm chegado a tempo e em número suficiente para evitar tragédias, mas isto, sendo muito importante, não pode, de forma alguma, levar as pessoas a estar menos atentas.
Esperamos, para bem de todos, ter sempre a mesma disponibilidade.