terça-feira, 24 de setembro de 2013

INCÊNDIO FLORESTAL EM ESTRELA D’ALVA

A coluna de fumo intensa que se avistava já do IC6, deixava antever o pior cenário para o final da tarde de ontem próximo da Estrela d’Alva.
Apesar da rapidez de mobilização, quando os Bombeiros de Penacova chegaram ao local, o incêndio tinha já proporções assustadoras e progredia com uma velocidade impressionante naquela densa mata de eucaliptos.
Caminhava-se a passos largos para o cair da noite, os meios aéreos deixariam de poder atuar e era preciso agir com rapidez. Foi pedida ajuda a mais 10 Corpos de Bombeiros vizinhos que acorreram de pronto e depois de alguma dificuldade, a batalha foi ganha e o incêndio foi dado como extinto. A noite ainda foi longa com operações de rescaldo e os nossos Bombeiros ficaram em vigilância durante toda a noite.
Face à rapidez de propagação inicial, todo o dispositivo de combate, com Bombeiros, Sapadores florestais, Afocelca, Juntas de Freguesia, tudo foi muito importante e funcionou na perfeição. Não fora a grande capacidade de mobilização e a intervenção musculada com centena e meia de Bombeiros e o resultado final seria bem pior.
Resta-nos agradecer a todos e esperar que os incêndios não tragam mais aflições às gentes daquela zona, em particular de S. Paio do Mondego.