quarta-feira, 11 de setembro de 2013

INICIATIVAS DE APOIO AOS BOMBEIROS


Sempre atentos ao que se passa por cá, um Grupo de cidadãos radicados nos Estados Unidos, liderado pelo Bruno Costa de Agrelo, resolveu levar a cabo uma  iniciativa de ajuda à nossa Associação. Pediu-nos um breve resumo histórico e dos serviços prestados. Tornamos público a nota que lhe enviámos.

Entretanto agradecemos a todos os que de alguma forma têm ajudado, mas reiteramos os cuidados que todos devemos colocar no modo como o fazemos para não nos deixarmos, de forma nenhuma, ludibriar.

"Vida por Vida desde 1930"


Conscientes da necessidade de se auto-protegerem um grupo de Penacovenses decidiu fundar a Associação dos Bombeiros Voluntários de Penacova. Estávamos no ano de 1930, e foi exatamente no dia 24 de Fevereiro que foi celebrada a escritura pública da constituição da Associação e assinada pelos Sócios fundadores cujos nomes se recordam e que a lápide colocada na entrada principal do atual quartel não deixa esquecer:

António Esteves Amaral Viseu, Gualter Pereira Viseu, Alípio Carvalho, Alípio da Costa Miguel, Álvaro Alberto Santos, Álvaro Martins Coimbra, António Casimiro Guedes Pessoa, António da Costa, António Joaquim Pinto, Augusto Luís, Evaristo Joaquim Pinto, Joaquim Correia Almeida Leitão, Joaquim Luís, José Alberto de Almeida, José Augusto Pimentel.

Estes foram os fundadores, já lá vão 83 anos.

Onde quer que estejam podem sentir-se orgulhosos pela dimensão da Instituição que fundaram. Hoje o Corpo de Bombeiros conta com 120 Elementos, Bombeiros Voluntários, que dedicam os seus tempos livres à formação e ao socorro nas diversas valências, que entendem necessárias para a segurança e qualidade de vida dos Penacoveneses.

Para além do combate aos incêndios florestais, urbanos e industriais, os Bombeiros efetuam os transportes de doentes para muitas consultas de quimioterapia, radioterapia, fisioterapia e hemodiálises, têm a responsabilidade de todas as emergências pré-hospitalares na área da saúde em todo o concelho de Penacova, os acidentes rodoviários, os incidentes nos rios e albufeiras das barragens e todos os incidentes que decorrem das mais diversas situações provocadas pelo homem ou pela natureza.

A título de exemplo podemos referir que este ano até 31 de Agosto tivemos 105 incêndios florestais. No período mais crítico de 6 a 26 de Agosto, isto é em 20 dias, registámos 46 incêndios.

Também desde 1 de janeiro a 31 de Agosto, tivemos de prestar assistência a 41 acidentes rodoviários, todos com o registo de feridos e assistimos e transportámos em situação de urgência 1 035 doentes.

Para consultas de diversas especialidades já transportámos este ano cerca de 6 000 pessoas e, decorrentes de acidentes provocados pela natureza, principalmente as chuvas do início do ano, registámos 101 ocorrências.

É uma tarefa colossal,  de uma grandeza incomensurável prestado aos cidadãos do concelho de Penacova e a tantos outros que percorrem as estradas do nosso município.

Só mesmo quem sente, quem precisa e quem vive o dia a dia duma Casa com este volume de trabalho, mas também com esta dimensão humanista, consegue entender o seu real valor.

Não esquecemos a Nossa Fanfarra os nossos jovens que se dedicam com força, de alma e coração a abrilhantar as nossas formaturas, os nossos eventos e também a levar longe, pela via do lazer e da cultura, o nome de Penacova e dos seus Bombeiros.