sexta-feira, 1 de novembro de 2013

21.º CONVÍVIO DE PENACOVENSES NOS ESTADOS UNIDOS

Foi a vigésima primeira vez, que o Grupo dos Amigos de Penacova em Newark organizou uma festa convivio de angariação de fundos, para ajudar Instituições ou pessoas carenciadas do nosso Concelho. O ponto alto desta iniciativa decorreu no passado Sábado, dia 26, no Sport Clube Português de Newark, que tem a particularidade de ter como Presidente da Direção o Bruno Costa, um Jovem Penacovense, da aldeia de Agrelo.
Este ano, a festa tinha novamente como principal objetivo ajudar a Associção dos Bombeiros Voluntários de Penacova e, certamente por isso, reuniu cerca de trezentas pessoas, algumas depois de percorrerem centenas de quilómetros, apenas com o propósito de estar com os amigos e de contribuirem para uma Instituição da sua terra. Retribuindo todo este esforço e dedicação, o nosso concelho fez-se representar pelo Sr. Presidente do Municipio Dr. Humberto Oliveira e pelo Comandante do Corpo de Bombeiros Dr. António Simões que foram recebidos de forma calorosa.
Com tanta simpatia e amizade, é difícil encontrar palavras que ilustrem o carinho que, mesmo longe e com uma vida de trabalho tão intensa, estas pessoas dedicam às suas aldeias, às suas gentes e aos seus Bombeiros, que vêem como uma garantia de segurança e de ajuda aos seus familiares, como muito bem referiu no seu discurso Paula Freitas, em representação da organização e de todos os participantes no evento.
Depois de ouvidos os Hinos Nacionais dos Estados Unidos da América e de Portugal, esta responsável não deixou também de recordar alguns dos Companheiros, desta luta de 21 anos, que já faleceram, e deu os exemplos do Joaquim Branco, do Júlio Costa e do Sr. Ribeiro, pelos quais se guardou, em silêncio, um minuto de comoção e saudade.
Depois de ler uma mensagem do Paulo Dias, Presidente da Direção dos Bombeiros, que este ano não pode estar presente, Paula Freitas, agradeceu a colaboração dos seus companheiros da organização e a participação de todos os que com a sua presença, quiseram fazer desta festa uma jornada de solidariedade.
O Presidente da Câmara Humberto Oliveira, emocionado com a forma como fomos recebidos, deixou palavras de carinho, de incentivo e de uma enorme satisfação por estar entre amigos, e entre gente tão generosa para com a sua terra e para com os Bombeiros. Enquanto Presidente da Câmara e responsável máximo pela protecção civil do municipio de Penacova, e pela segunda vez a testemunhar esta manifestação de verdadeiro altruísmo, só posso agradecer este gesto solidário e salientar o trabalho que aqui é feito por gente tão generosa que não se esquece das suas origens, disse a terminar.
Numa noite fria, mas cheia de luz, de cor, de recordações, de abraços e de emoções, o Comandante António Simões, agradeceu, em nome de todos os Bombeiros, a manifestação de carinho, e num discurso emocionado explicou a forma de atuação, o modo como os Bombeiros se organizam e o elevado número de serviços que prestam à sociedade Penacovense. Depois de referir que os Soldados da Paz estão sempre ao lado dos que mais sofrem, dos mais desprotegidos e vulneráveis, deixou a certeza, a todos os presentes, que estarão sempre à disposição destes Amigos de Newark e dos seus familiares em Penacova.
Isto mesmo constava de um documento escrito que distribuíu pelos presentes, com a atividade operacional dos Bombeiros e da sua Fanfarra e onde se podia ler: “ Num ano particularmente dificil, com os incêndios florestais a consumirem duas das nossas viaturas de primeira intervenção, queremos agradecer a todos Vós e assumir perante todos, que, em qualquer circunstância, faremos o que estiver ao nosso alcance para continuar a merecer o Vosso carinho e a ser o garante da proteção das vidas, dos bens e dos haveres dos Penacovenses”
A noite de Sábado ainda foi longa, mas os 7 dias que passámos com estes Amigos pareceram-nos pequeninos, comparados com a dimensão da sua amabilidade e da delicadeza como fomos recebidos. Em cada casa onde entrámos, em cada carro onde andámos, em cada milha que percorremos, em cada visita que fizemos, enfim, em cada sinal, em cada beijo ou no abraço mais simples que conhecemos, na ternura de cada olhar, na complexidade das conversas ou na mais singela das palavras, no mais puro dos sorrisos ou em cada um dos gestos que foi possível reter, sentimos sempre uma sensação de saudade e um carinho imenso, aquele carinho Penacovense que, tal como referi o ano apssado, é privilégio das gentes de coração grande moldado pelas serras do nosso Concelho, e de alma pura lavada pelos rios que o atravessam.
Em nome dos Bombeiros, o nosso simples muito obrigado.
António Simões
 Empire State Building
12 anos depois, as novas torres do World Trade Center
 A Comissão Organizadora -Rosalina e o filho Luís Branco, Rui Tiago, Rui Freitas, José Gomes, Armindo, Alcina, Paula Freitas, Alice,  Mário e Bruno Costa.
 Humberto Oliveira, Paula Freitas, António Simões
 António Simões, Humberto Oliveira
 Jantar convívio na Sede do Sport Clube Português de Newark
 Comissão organizadora a trabalhar nas contas da festa 
Agua de Penacova e vinho do Dão nos restaurantes