Apesar da
evolução e das profundas transformações verificadas no sistema educativo
português, a escola ainda continua a confrontar-se com muitas dificuldades, na
sua tentativa de encontrar respostas adequadas para os alunos com dificuldades
de aprendizagem e características de insucesso escolar repetido.
Questões
de integração na comunidade escolar, aversão à sala de aula, falta de motivação
pelos processos de aprendizagem, entre outros, são problemas que afetam de
forma continuada alunos e professores e que, por isso mesmo, exigem uma escola
que seja dinâmica e competitiva e que, apesar de tudo, seja uma escola em que
todos aprendam.
Para que isto não aconteça,
entendemos que é necessária a definição de estratégias diversificadas, de forma
a tentar melhorar o sucesso educativo dos alunos e a promover o desenvolvimento
de competências pessoais e sociais.
É neste sentido, que a comunidade
em geral e as Instituições Locais em particular, têm o dever, se solicitadas
pela escola, de colaborar com respostas alternativas para tornar os processos
de aprendizagem em momentos mais concretos de satisfação dos alunos e
professores.
Reconhecendo esta realidade, o
Agrupamento de Escolas de Penacova e a Associação Humanitária dos Bombeiros
Voluntários de Penacova, estabeleceram um protocolo de colaboração e têm vindo,
ao longo dos anos, a cooperar de formas diversas.
No caso em apreço trata-se de
promover um dia diferente a uma turma CEF de 1º ano de Instalação e Reparação
de Computadores.
1. Caracterização
da AHBV de Penacova
As Associações de Bombeiros são
Entidades que dão suporte legal a um Corpo de Bombeiros, obrigando-se a manter
a sua capacidade técnica e operacional para acorrer aos mais diversos
incidentes, assumindo-se, não apenas como a verdadeira Entidade de Proteção
Civil, mas sobretudo como o garante da defesa dos Bens e Haveres dos cidadãos.
No concelho de Penacova, este
papel cabe em exclusivo ao Corpo de Bombeiros, por não haver qualquer outra
Entidade que prossiga os mesmos fins.
Estamos bem conscientes desta
enorme responsabilidade e, apesar do nosso sistema organizacional assentar
basicamente numa lógica de voluntariado, já habituámos não só as Instituições com
quem mantemos parcerias, mas sobretudo os nossos concidadãos, a ter no seu
Corpo de Bombeiros, uma resposta pronta, eficaz, credível e sobretudo
consciente dos valores da solidariedade e do humanismo, que se exigem em todos
os atos inerentes à prestação de serviços de emergência, proteção e socorro.
É nesta dialética permanente,
entre os Bombeiros, os Cidadãos, as Empresas, as Escolas, que queremos
continuar a manter os padrões de qualidade que têm caracterizado o serviço que
prestamos, apesar do aumento significativo que se verifica ano após ano.
2. Caraterização
da Escola e da turma 1º ano CIRC
A missão de
uma Escola Para Todos e Com Todos, deve privilegiar a aquisição de saberes e
competências, bem como de valores e atitudes, apostando e procurando adequar e
ajustar o seu currículo e as suas ofertas formativas a novos contextos e
realidades.
A aposta na
qualidade das práticas, na inovação pedagógica e científica e na consolidação e
melhoria contínua de procedimentos, têm como objetivo a formação qualificada de
pessoas capazes de responder adequadamente quer às solicitações das
instituições do ensino superior, quer do mercado de trabalho, quer na formação
para o exercício de uma cidadania plena, ativa, responsável e sustentada.
A difícil
tarefa de construir uma Escola do presente e para o futuro implica que todos os
seus intervenientes estejam comprometidos com o processo. Por isso queremos
mobilizar e envolver todos os seus agentes para continuarmos o trabalho de
construir uma escola com uma nova filosofia, que de forma articulada, entre os
vários níveis e ciclos de ensino, vise uma maior e melhor aquisição de
conhecimentos, atitudes e valores.
Nesse
sentido, pretendemos uma Escola:
- mais
humanizada e socializadora que eduque, integre e forme para a cidadania;
- que
contribua para a transformação progressiva da sociedade;
- que
desenvolva projetos de cooperação no seu território educativo, relevando a
participação, a negociação e o estabelecimento de parcerias;
- que ouse
experimentar novas perspetivas e tente gerir processos de mudança.
- que
proporcione vivências plurais, valorize pensamentos diversos e garanta uma
efetiva oportunidade de sucesso de todos e de cada um.
Adaptado do
Projeto Educativo
A turma CEF
de Instalação e Reparação de Computadores encontra-se no primeiro ano de um
curso de equivalência ao 9º ano. Incluem a turma 20
alunos, com idades compreendidas entre os 14 e os 17 anos, todos rapazes.
Residem todos no concelho de Penacova e grande parte beneficia do Serviço de
Ação Social Escolar.
3. Objetivos
A.1.2. Proporcionar
processos de ensino e de aprendizagem diversificados, motivadores e exigentes,
de forma a estimular e responsabilizar os alunos na sua própria aprendizagem;
A.1.10. Criar
projetos de intervenção e gestão curricular de forma a solucionar
problemas de
insucesso, de
indisciplina e de abandono escolar;
A.1.11.
Promover condições que permitam a adequação do processo educativo às
necessidades educativas especiais dos alunos.
A.3.2.
Partilhar experiências didático‐pedagógicas e de formação, valorizando e
disseminando as boas práticas.
C.1.1.
Promover o saber ser e o saber estar, valorizando as atitudes e os valores,
criando mecanismos para prevenir e/ou alterar comportamentos;
C.1.2.
Promover atividades que privilegiem a cooperação, a solidariedade, a
tolerância, o respeito e a aceitação do outro;
C.1.3.
Implementar atividades que promovam comportamentos responsáveis na área do
ambiente, da saúde, da higiene e segurança e da informação;
4. Planificação
9h.30 –
Receção, breve caraterização da Instituição e explanação resumida das tarefas a
efetuar ao longo do dia.
Divisão
em dois grupos.
Grupo A
10h.00
– Verificação, limpeza, estudo dos veículos e caraterísticas dos equipamentos
de combate a incêndios urbanos e florestais, sempre numa perspetiva pedagógica
e de prevenção.
10h30 – Verificação dos níveis de glicémia e avaliação da tensão
arterial (facultativo)
11h.00
– Lanche
11h.30
- Verificação, limpeza, estudo dos veículos afetos à área da saúde e emergência
pré-hospitalar
12h.00 –
Visita guiada às instalações
12h.30 –
Colaborar na confeção do almoço, pôr a mesa e almoçar
14h.00
– Torneio de ping-pong e torneio de snooker
15h.00 – Entrevista ao Comandante do Corpo de Bombeiros
16h.00 – Breefing de
avaliação
Grupo B
10h.00 -
Verificação, limpeza, estudo dos veículos afetos à área da saúde e emergência pré-hospitalar, sempre numa
perspetiva pedagógica e de prevenção.
10h30 – Verificação dos níveis de glicémia e avaliação da tensão
arterial (facultativo)
11h.00
– Lanche
11h.30
- Verificação, limpeza, estudo dos veículos e caraterísticas dos equipamentos
de combate a incêndios urbanos e florestais;
12h.00
– Visita guiada às instalações
12h.30
– Colaborar na confeção do almoço, pôr a mesa e almoçar
14h.00
– Entrevista ao Comandante do Corpo de Bombeiros
15h.00
- Torneio de ping-pong e torneio de snooker
16h.00 –
Breefing de Avaliação
Professores
envolvidos:
8:30/10:00H
|
Margarida Figueiredo, Laurentina Soares
|
10:20H/12:00H
|
Clara Almeida, Gaspar Alves
|
12:00H/13:30H
|
Ângela Coelho, Margarida Figueiredo, Gaspar Alves
|
13:45H/14:30H
|
Gaspar Alves, Margarida Figueiredo
|
14:40H/16:10H
|
António Duarte, Laurentina Soares, Célia Martins
|
Notas: 1. O lanche da manhã e o almoço são da responsabilidade da AHBV de
Penacova
2.
Para o almoço convida-se o Presidente da Camara Municipal de Penacova, a
Diretora do Agrupamento das Escolas de Penacova e o Presidente da Direção da
AHBV de Penacova.
O Comandante,
António Simões
A professora de Físico-Química
Margarida Figueiredo
Esta foi a programação de um dia diferente que acaba
de terminar com um saldo francamente positivo. É muito gratificante para a
Nossa Associação de Bombeiros, poder receber os alunos da Escola Secundária e
testemunhar a alegria com todos eles saem do Quartel: Satisfeitos, e sobretudo
mais conscientes e motivados para as questões da proteção civil e da prevenção.
Hoje fizeram tudo: viram, fizeram, trabalharam,
questionaram, aprenderam, divertiram-se. Foi verdadeiramente um dia diferente,
para os alunos, para os professores e também para nós que saímos muito mais
enriquecidos.
Ficou a promessa de repetir no final do ano letivo
se todos tiverem aproveitamento escolar.