sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

TURMA CEF DE INSTALAÇÃO E REPARAÇÃO DE COMPUTADORES - "UM DIA NO QUARTEL DOS BOMBEIROS


Apesar da evolução e das profundas transformações verificadas no sistema educativo português, a escola ainda continua a confrontar-se com muitas dificuldades, na sua tentativa de encontrar respostas adequadas para os alunos com dificuldades de aprendizagem e características de insucesso escolar repetido.
Questões de integração na comunidade escolar, aversão à sala de aula, falta de motivação pelos processos de aprendizagem, entre outros, são problemas que afetam de forma continuada alunos e professores e que, por isso mesmo, exigem uma escola que seja dinâmica e competitiva e que, apesar de tudo, seja uma escola em que todos aprendam.
Para que isto não aconteça, entendemos que é necessária a definição de estratégias diversificadas, de forma a tentar melhorar o sucesso educativo dos alunos e a promover o desenvolvimento de competências pessoais e sociais.
É neste sentido, que a comunidade em geral e as Instituições Locais em particular, têm o dever, se solicitadas pela escola, de colaborar com respostas alternativas para tornar os processos de aprendizagem em momentos mais concretos de satisfação dos alunos e professores.
Reconhecendo esta realidade, o Agrupamento de Escolas de Penacova e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penacova, estabeleceram um protocolo de colaboração e têm vindo, ao longo dos anos, a cooperar de formas diversas.
No caso em apreço trata-se de promover um dia diferente a uma turma CEF de 1º ano de Instalação e Reparação de Computadores.
1.       Caracterização da AHBV de Penacova
As Associações de Bombeiros são Entidades que dão suporte legal a um Corpo de Bombeiros, obrigando-se a manter a sua capacidade técnica e operacional para acorrer aos mais diversos incidentes, assumindo-se, não apenas como a verdadeira Entidade de Proteção Civil, mas sobretudo como o garante da defesa dos Bens e Haveres dos cidadãos.
No concelho de Penacova, este papel cabe em exclusivo ao Corpo de Bombeiros, por não haver qualquer outra Entidade que prossiga os mesmos fins.
Estamos bem conscientes desta enorme responsabilidade e, apesar do nosso sistema organizacional assentar basicamente numa lógica de voluntariado, já habituámos não só as Instituições com quem mantemos parcerias, mas sobretudo os nossos concidadãos, a ter no seu Corpo de Bombeiros, uma resposta pronta, eficaz, credível e sobretudo consciente dos valores da solidariedade e do humanismo, que se exigem em todos os atos inerentes à prestação de serviços de emergência, proteção e socorro.
É nesta dialética permanente, entre os Bombeiros, os Cidadãos, as Empresas, as Escolas, que queremos continuar a manter os padrões de qualidade que têm caracterizado o serviço que prestamos, apesar do aumento significativo que se verifica ano após ano.
2.         Caraterização da Escola e da turma 1º ano CIRC
A missão de uma Escola Para Todos e Com Todos, deve privilegiar a aquisição de saberes e competências, bem como de valores e atitudes, apostando e procurando adequar e ajustar o seu currículo e as suas ofertas formativas a novos contextos e realidades.
A aposta na qualidade das práticas, na inovação pedagógica e científica e na consolidação e melhoria contínua de procedimentos, têm como objetivo a formação qualificada de pessoas capazes de responder adequadamente quer às solicitações das instituições do ensino superior, quer do mercado de trabalho, quer na formação para o exercício de uma cidadania plena, ativa, responsável e sustentada.
A difícil tarefa de construir uma Escola do presente e para o futuro implica que todos os seus intervenientes estejam comprometidos com o processo. Por isso queremos mobilizar e envolver todos os seus agentes para continuarmos o trabalho de construir uma escola com uma nova filosofia, que de forma articulada, entre os vários níveis e ciclos de ensino, vise uma maior e melhor aquisição de conhecimentos, atitudes e valores.
Nesse sentido, pretendemos uma Escola:
- mais humanizada e socializadora que eduque, integre e forme para a cidadania;
- que contribua para a transformação progressiva da sociedade;
- que desenvolva projetos de cooperação no seu território educativo, relevando a participação, a negociação e o estabelecimento de parcerias;
- que ouse experimentar novas perspetivas e tente gerir processos de mudança.
- que proporcione vivências plurais, valorize pensamentos diversos e garanta uma efetiva oportunidade de sucesso de todos e de cada um.
Adaptado do Projeto Educativo
A turma CEF de Instalação e Reparação de Computadores encontra-se no primeiro ano de um curso de equivalência ao 9º ano. Incluem a turma 20 alunos, com idades compreendidas entre os 14 e os 17 anos, todos rapazes. Residem todos no concelho de Penacova e grande parte beneficia do Serviço de Ação Social Escolar.
3.        Objetivos
A.1.2. Proporcionar processos de ensino e de aprendizagem diversificados, motivadores e exigentes, de forma a estimular e responsabilizar os alunos na sua própria aprendizagem;
A.1.10. Criar projetos  de intervenção e gestão curricular de forma a solucionar problemas de
insucesso, de indisciplina e de  abandono escolar;
A.1.11. Promover condições que permitam a adequação do processo educativo às necessidades educativas especiais dos alunos.
A.3.2. Partilhar experiências didático‐pedagógicas e de formação, valorizando e disseminando as boas práticas.
C.1.1. Promover o saber ser e o saber estar, valorizando as atitudes e os valores, criando mecanismos para prevenir e/ou alterar comportamentos;
C.1.2. Promover atividades que privilegiem a cooperação, a solidariedade, a tolerância, o respeito e a aceitação do outro;
C.1.3. Implementar atividades que promovam comportamentos responsáveis na área do ambiente, da saúde, da higiene e segurança e da informação;
4.        Planificação
       9h.30 – Receção, breve caraterização da Instituição e explanação resumida das tarefas a efetuar ao longo do dia.
       Divisão em dois grupos.
          Grupo A
             10h.00 – Verificação, limpeza, estudo dos veículos e caraterísticas dos equipamentos de combate a incêndios urbanos e florestais, sempre numa perspetiva pedagógica e de prevenção.
            10h30 – Verificação dos níveis de glicémia e avaliação da tensão arterial (facultativo)
           11h.00 – Lanche
           11h.30 - Verificação, limpeza, estudo dos veículos afetos à área da saúde e emergência pré-hospitalar
           12h.00 – Visita guiada às instalações
           12h.30 – Colaborar na confeção do almoço, pôr a mesa e almoçar
            14h.00 – Torneio de ping-pong e torneio de snooker
            15h.00 – Entrevista ao Comandante do Corpo de Bombeiros
            16h.00 – Breefing de avaliação
           Grupo B 
   10h.00 - Verificação, limpeza, estudo dos veículos afetos à área da saúde e  emergência pré-hospitalar, sempre numa perspetiva pedagógica e de prevenção.
            10h30 – Verificação dos níveis de glicémia e avaliação da tensão arterial (facultativo)
           11h.00 – Lanche
        11h.30 - Verificação, limpeza, estudo dos veículos e caraterísticas dos equipamentos de combate a incêndios urbanos e florestais;
            12h.00 – Visita guiada às instalações
             12h.30 – Colaborar na confeção do almoço, pôr a mesa e almoçar
             14h.00 – Entrevista ao Comandante do Corpo de Bombeiros
             15h.00 - Torneio de ping-pong e torneio de snooker
                  16h.00 – Breefing de Avaliação
Professores envolvidos:

8:30/10:00H
Margarida Figueiredo, Laurentina Soares
10:20H/12:00H
Clara Almeida, Gaspar Alves
12:00H/13:30H
Ângela Coelho, Margarida Figueiredo, Gaspar Alves
13:45H/14:30H
Gaspar Alves, Margarida Figueiredo
14:40H/16:10H
António Duarte, Laurentina Soares, Célia Martins

 

Notas: 1. O lanche da manhã e o almoço são da responsabilidade da AHBV de Penacova
                            2. Para o almoço convida-se o Presidente da Camara Municipal de Penacova, a Diretora do Agrupamento das Escolas de Penacova e o Presidente da Direção da AHBV de Penacova.

O Comandante,

António Simões

A professora de Físico-Química

Margarida Figueiredo

 

Esta foi a programação de um dia diferente que acaba de terminar com um saldo francamente positivo. É muito gratificante para a Nossa Associação de Bombeiros, poder receber os alunos da Escola Secundária e testemunhar a alegria com todos eles saem do Quartel: Satisfeitos, e sobretudo mais conscientes e motivados para as questões da proteção civil e da prevenção.
Hoje fizeram tudo: viram, fizeram, trabalharam, questionaram, aprenderam, divertiram-se. Foi verdadeiramente um dia diferente, para os alunos, para os professores e também para nós que saímos muito mais enriquecidos.
Ficou a promessa de repetir no final do ano letivo se todos tiverem aproveitamento escolar.