sábado, 4 de outubro de 2014

5 DE OUTUBRO, DIA MUNDIAL DO PROFESSOR


O Dia Mundial do Professor celebra-se anualmente no dia 5 de Outubro e tem como objetivo chamar a atenção para o papel fundamental, eu diria mesmo decisivo, que os professores têm na sociedade.
Esta data, que foi criada pela UNESCO em 1994, procura também prestar homenagem às Mulheres e Homens, que escolheram esta profissão como prática de vida e que dedicam o seu dia a dia a ensinar crianças, jovens e adultos.
Num momento em que a esperança parece fugir para muitos destes Profissionais, era bom que Governantes, Autarcas e Sindicalistas se lembrassem, mesmo apenas por alguns instantes, das lições de sensatez, de tolerância e de valorização humanista, que certamente lhes foram transmitidos pelos seus professores.
Neste dia, em que se assinala também a implantação da República Portuguesa, fazer um esforço para pensar a educação como ela lhes foi transmitida, sem egoísmos ou jogos de cintura, sem aproveitamentos politicos ou protagonismos pessoais, era, isso sim, uma grande homenagem aos Professores, aos Alunos e ao País.