sexta-feira, 9 de outubro de 2009

COMUNICADO OPERACIONAL-SITUAÇÃO METEOROLÓGICA ADVERSA


As primeiras chuvas de Outono são geralmente responsáveis pelo arrastamento e concentrações de resíduos sólidos em locais inadequados (sarjetas, sumidouros, valetas), originando acumulações de águas pluviais, que poderão provocar cortes de vias de comunicação, acidentes rodoviários graves, ou mesmo inundações que provocam estragos e colocam em risco a segurança das habitações, das pessoas e dos seus bens.
A precipitação elevada, pode ainda aumentar a instabilidade de solos e rochas em taludes, provocar derrocadas, aluimentos de terras, deslocação e queda de pedras de grandes dimensões, capazes de provocar incidentes com gravidade.

Assim, e tendo também em consideração as especificidades desta época do ano, e as características topográficas do nosso concelho, voltamos a aconselhar a tomada de algumas medidas de precaução, nomeadamente:

· Mantenha uma atitude pró-activa, assegurando a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas pluviais dos quintais ou varandas e a limpeza de bueiros, algerozes e caleiras dos telhados de habitações.
· Proceda à fixação de estruturas soltas, como andaimes, placards, telhados provisórios, etc.
· Tenha cuidados redobrados na condução, sobretudo nas estradas com acumulação de água. O número de acidentes dos últimos dias aconselha prudência.
· Mantenha-se atento às informações da Meteorologia e às indicações da Protecção Civil transmitidas pelos órgãos de comunicação social.
· Se detectar qualquer situação fora do normal, ligue imediatamente para os Bombeiros através do telefone 239 477 469, ou para o 112.


Quartel do Bombeiros de Penacova, 6 de Outubro de 2009
O Comandante,