domingo, 18 de outubro de 2009

MAIS UM DOMINGO COM MUITO TRABALHO

O Domingo começou cedo, quando, cerca das 10h.00 da manhã, os Bombeiros foram chamados para um Incêndio Florestal, no limite da localidade de Cheira.
Para o local foram mobilizados 10 Bombeiros e 3 veículos, que rapidamente extinguiram as chamas, apesar da dificuldade de acesso e da inclinação do terreno.
Para além do combate às chamas, foi ainda necessário retirar o presumível autor da queimada que lhes deu origem, que ficou ferido na sequência de uma queda e teve de ser transportado aos HUC, onde ficou internado.
Mais tarde, pelas 16h15, talvez devido ao calor que se fazia sentir, as chamas reactivaram-se e foi necessário a mobilização de mais 3 veículos e respectiva tripulação.
Mas o trabalho deste Domingo foi bem mais complexo, durante o dia para além do apoio a uma prova desportiva em Lorvão que requereu a presença de 2 ambulâncias, tivemos 11 serviços de emergência pré-hospitalar, chegando mesmo a ter 5 ambulâncias em serviços de emergência em simultâneo.
Se tivermos em conta, que todos estes serviços requerem cuidados especais e transporte para os Hospitais de Coimbra, e, que cada serviço de emergência demora em média 2h30, facilmente concluímos, que apenas com muito esforço, muita dedicação, espirito de voluntariado e muita vontade de servir, é possível ter Mulheres e Homens disponíveis, competentes e capazes de dar cumprimento a todas estas solicitações.
Não temos dúvidas, que num dia como este Domingo, se não fossem os Bombeiros Voluntários e se o concelho tivesse Bombeiros Municipais, a autarquia teria que suportar, no mínimo, o pagamento a 40 Bombeiros para efectuar todo este serviço.