segunda-feira, 26 de outubro de 2009

QUINQUAGÉSIMO ENCONTRO

Cerca de 300 Bombeiros de todo o País encontraram-se ontem em Penacova, naquilo que foi o 50.º convívio de Mulheres e Homens que diariamente lidam e trabalham, sobretudo com aqueles que mais necessitam e nos momentos em que se encontram mais fragilizados.
O Domingo começou cedo no Quartel dos Bombeiros de Penacova, que acolheram a iniciativa e que fizeram questão de receber todos os visitantes com as mais altas Entidades. Na cerimónia de sessão de boas vindas, marcaram presença o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Penacova, Maurício Marques, o Sr. Presidente da Direcção da Associação Humanitárias dos Bombeiros Voluntários de Penacova António Miranda e o Sr. Comandante do Corpo de Bombeiros António Simões.
Na ocasião, os convidados realçaram o papel dos Bombeiros na sociedade, e as dificuldades duma actividade que requer uma preparação específica, não apenas para lidar com os muitos riscos inerentes, mas também para conseguir equilíbrio emocional, no meio das muitas e muitas situações de sofrimento e de tristeza, que são forçados a presenciar e a saber minimizar.
Depois de visionarem um pequeno filme com algumas das belezas, paisagísticas e arquitectónicas do nosso concelho e com algumas das actividades dos Nossos Bombeiros, rumaram à Portela de Oliveira, ao Museu do Moinho e posteriormente à Serra de Atalhada, onde foi servido um Porto de Honra, gentilmente oferecido pela Junta de Freguesia de Friúmes, e onde puderam apreciar os Moinhos de vento transformados em pequenas habitações.
O almoço, que se prolongou pela tarde, foi servido na “Quinta da Nora”, em Miro. No final todos realçaram os aspectos positivos destes convívios, que servem sobretudo para partilhar ideais comuns e fazer uma pausa na actividade desgastante do dia a dia. Também o grupo dos Bombeiros de Penacova que organizou e preparou esta iniciativa estava feliz e de consciência tranquila.